Virada Ambiental abre prazo para adesão de municípios

Semad disponibiliza ficha de inscrição para municípios interessados na quinta edição do Programa Virada Ambiental (Foto: Semad)

Está aberto o período de inscrição para os municípios interessados em participar da quinta edição do Projeto Virada Ambiental deste ano. O carro-chefe é o plantio de mudas, mas, em anos recentes, ele ampliou o escopo de ações e promoveu, por exemplo, cursos de capacitação para servidores.

Clique aqui para fazer o download do termo de adesão.

A ficha de inscrição deve ser enviada para o endereço de e-mail viradaambiental23@gmail.com. Os municípios de fora do estado devem informar também, pelo mesmo e-mail, a quantidade de mudas que serão plantadas e as coordenadas geográficas do local escolhido.

Virada Ambiental

A adesão é gratuita. Além do preenchimento do termo de inscrição, a única exigência é a de que a prefeitura se comprometa a registrar cada ação de plantio no aplicativo Plante Go, disponível para Android e iOS.

O projeto foi idealizado pelo professor Emiliano Lobo de Godoi, da Universidade Federal de Goiás (UFG). A primeira edição foi em 2019, em 140 municípios goianos. Ação tem começa com solenidade pública em junho, na Semana do Meio Ambiente, e alcança o “Dia D” no fim de novembro, com o plantio simultâneo de mudas nos municípios que aceitaram o desafio.

No ano passado, o Virada não só recebeu adesão de 204 prefeituras de Goiás, como também ultrapassou fronteiras, chegando a outros sete estados e quatro países: Chile, Portugal, Espanha e Uruguai.

Além da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), são parceiros do Virada a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Goiana de Municípios (AGM), Receita Federal, Assembleia Legislativa de Estado de Goiás (Alego), Saneago, Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Federação Goiana dos Municípios (FGM), União dos Vereadores do Estado de Goiás (Uvego) e outras instituições.