Parque de Terra Ronca passa por queima prescrita

Brigadistas da Semad realizam queima prescrita em áreas com risco de grandes incêndios no Parque Estadual de Terra Ronca para mitigar impactos do tempo quente e seco (Foto: Semad)

Equipes da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) e da Brigada Comunitária de Terra Ronca realizaram a queima prescrita de 60 mil metros quadrados do parque estadual, que fica em São Domingos e Guarani de Goiás, Nordeste goiano.

A queima prescrita é uma técnica de aplicação planejada do fogo que tem o objetivo de mitigar os impactos de eventuais incêndios futuros na região. Profissionais com treinamento fazem talhões em uma área pré-determinada para impedir que as chamas venham a usar aquele corredor para se alastrar, em caso de queimada.

Queima

Segundo os brigadistas, a operação saiu como o planejado.

“Realizamos a preparação do local, com a realização de aceiros mecanizados para impedir a propagação do fogo. Depois disso, realizamos a queima do material combustível, que ainda se encontrava com umidade alta, evitando grandes incêndios e uma maior perda da biodiversidade local”, explicou o chefe do parque, Wesley Andrade.