Operação Laço de Ouro fiscaliza sonegação fiscal

Ação integrada visa combater os crimes de associação criminosa, fraudes e sonegação fiscal envolvendo um grupo de empresas do ramo de artigos country (Foto: Secretaria da Economia)

A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT), com base em informações levantadas pela Gerência de Inteligência Fiscal da Secretaria da Economia de Goiás, deflagrou nesta sexta-feira (30/6), a Operação Laço de Ouro.

A ação integrada visa combater os crimes de associação criminosa, fraudes e sonegação fiscal envolvendo um grupo de empresas do ramo de artigos country.

Laço de Ouro

“De acordo com as investigações, o grupo econômico se utilizava o Simples Nacional de forma fraudulenta, se beneficiando indevidamente de alíquotas menores do Regime. Além disso, usavam máquinas de cartão de crédito com CPF e CNPJ de terceiros. Em apenas uma empresa, constatou-se uma diferença de faturamento declarado de mais de R$ 6 milhões”, explica o titular da Delegacia Regional de Fiscalização (DRF) de Goiânia, Gerson Almeida.

Segundo Gerson Almeida, são cumpridos sete mandados de busca e apreensão, bem como quebras de sigilo fiscal nas empresas e escritórios localizados em Goiânia e Nerópolis. As buscas procuram identificar os responsáveis, apurar os crimes, recuperar os valores desviados e combater a concorrência desleal. O valor sonegado será levantado por meio das auditorias.

Há indícios de que os investigados e empresas utilizavam-se de empresas de fachada (“laranjas”), para vendas sem nota fiscal, omitirem receitas (“caixa dois”) e outras fraudes para sonegação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ocultando ainda a existência do grupo econômico para se beneficiarem indevidamente do Simples Nacional.