Fapeg vai fomentar ideias inovadoras para negócios de sucesso

Apresentação, que mostra como vai ser realizado todo o programa, ocorreu no Workshop de Articulação, na segunda-feira (31/07), no Hub Goiás, em Goiânia (Foto: Fapeg)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) lança edital de incentivo a ideias inovadoras e empreendedoras que ainda estão na fase de ideação. A proposta faz parte do Acelera Goiás Powered By InovAtiva.

O programa visa dar mentoria e capacitação para projetos selecionados saírem do papel e se tornarem um negócio de sucesso. A proposta de incentivo é uma parceria com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia de Goiás (Secti).

A apresentação sobre como vai ser realizado todo o programa, desde o lançamento do edital, período de inscrições e seleção, até a fase de capacitação empreendedora dos projetos selecionados, bem como as formas como cada instituição pode contribuir com o programa, ocorreu no Workshop de Articulação, na manhã de segunda-feira (31/07), no Hub Goiás, no Setor Leste Universitário, em Goiânia.

O evento contou com a participação de representantes do ecossistema de inovação e empreendedorismo de Goiás, além de atores envolvidos na realização desse projeto com o governo goiano, entre eles o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Sebrae.

Para o presidente da Fapeg, Robson Domingos Vieira, há uma grande possibilidade das ideias, ao final do programa, com a maturação e a capacitação que terão, se tornarem startups, podendo, inclusive, num momento posterior, serem fomentadas pela Fapeg.

Para a subsecretária de Inovação e Desenvolvimento Sustentável da Secti, Sheila Oliveira Pires, o programa é de Goiás para Goiás e a formação de uma ampla rede de parceiros na sua execução será importante para tornar a economia do estado cada vez mais competitiva e promissora.

“O espírito colaborativo de todos será fundamental para o desenvolvimento desse programa”, afirmou.

O Programa

O programa de capacitação empreendedora e mentoria para ideias inovadoras é de âmbito nacional, sendo desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e parceiros em vários locais do país.

Oferece apoio intelectual de profissionais experientes e conexões para projetos inovadores em fases iniciais de maturidade em regiões descentralizadas do país. Em Goiás, a Secti e a Fapeg são as responsáveis pela execução.

As inscrições estarão abertas a partir do lançamento do edital pela Fapeg, com expectativa para os próximos dias, pelo site da fundação e do InovAtiva, a qual promove um conjunto de iniciativas de apoio ao desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo inovador no país.

Para esta edição, serão selecionadas até 25 empreendedores ou equipes cujos projetos estejam nos estágios de ideação até o nível de validação no mercado.

O programa foi desenvolvido a partir do InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, com o propósito de desenvolver ecossistemas de empreendedorismo inovador em nível regional.

As equipes selecionadas terão acesso a doze semanas de capacitação empreendedora e mentorias individuais com profissionais experientes e, na etapa final, apresentarão suas ideias a potenciais parceiros comerciais, clientes e investidores no Demoday.

Ideias inovadoras

A edição Acelera Goiás – powered by InovAtiva é um programa totalmente gratuito e equity free, que selecionará até 25 projetos inovadores do ecossistema de Goiás em qualquer área de atuação no mercado.

A participação é aberta a soluções que estejam nas fases de criação, ideação ou validação. Esta edição do programa tem a realização do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), suporte à execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) e apoio metodológico da Wadhwani Foundation.