Maior operadora de logística ferroviária do Brasil anuncia adesão ao Juntos pelo Araguaia

Representantes da Rumo Logística em reunião com a secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, para formalizar a presença da companhia nas ações de revitalização da bacia hidrográfica do Rio Araguaia (Foto: Semad)

A companhia ferroviária Rumo Logística, que concluiu as obras da Ferrovia Norte-Sul, formalizou a adesão ao Programa Juntos pelo Araguaia (JPA), cooperação público-privada que promove a recuperação de áreas degradadas da bacia hidrográfica do rio nos estados de Goiás e do Mato Grosso.

O diretor de Relações Governamentais da Rumo, Alexandre Porto, reuniu-se com a secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, para formalizar a presença da companhia nas ações de revitalização da bacia hidrográfica do Rio Araguaia. Trata-se da maior operadora de logística ferroviária independente do Brasil e uma das maiores do mundo.

A Rumo ficará responsável pela compensação florestal de 400 hectares na região do Rio Araguaia. O trabalho começa com um piloto de 50 hectares, no município de Mineiros, no Sudoeste de Goiás. A empresa credenciada para as atividades de recuperação de áreas degradadas é STCP Engenharia de Projetos.

“É um grande privilégio participar. Nós acreditamos muito no projeto, achamos que gera valor para a sociedade como um todo. A Rumo está toda empenhada em contribuir com o projeto e alcançar o sucesso juntos”, afirma o diretor de Relações Governamentais da companhia, Alexandre Porto.

“Trata-se do maior projeto de restauração de áreas degradadas e de conscientização de toda a América Latina, um exemplo para o Brasil e o mundo, que levará a mudanças de comportamento sobre a questão ambiental”, afirma o vice-presidente da STPC Engenharia de Projetos, Joésio de Meirelles Siqueira. “Nossa empresa já realizou ações de revitalização em outros estados, mas esta será a nossa maior experiência e contribuição para o Brasil”, destaca.

“Chega mais um parceiro muito significativo no novo lote do Juntos pelo Araguaia e, assim, a gente avança com muita força no destino de cumprir a nossa meta de restauração da bacia do Alto Rio Araguaia”, pontua a secretária Andréa Vulcanis.

Andréa Vulcanis explica que o projeto está em plena execução, com muitos parceiros importantes e empresas multinacionais envolvidas na proposta. De acordo com a secretária, toda a estruturação técnica do projeto está pronta e em andamento. “Temos lotes já concluídos, só na fase de monitoramento, outros começando, o que mostra que o Juntos pelo Araguaia é uma grande força”, informa.

Juntos pelo Araguaia

Lançado em 05 de junho de 2019, o Programa juntos pelo Araguaia tem como objetivo promover a recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento no bioma cerrado. Visa contribuir para a melhoria da qualidade do rio, reabastecer os mananciais, preservar o meio ambiente e regenerar ecossistemas fragilizados.

Além disso, tem por meta fornecer serviços ambientais, como a captura de carbono, e promover mudança cultural que resulte em práticas sustentáveis de ocupação do território. O objetivo do programa é promover a recuperação de 10 mil hectares de áreas degradadas da bacia hidrográfica do Rio Araguaia nos estados de Goiás e do Mato Grosso.

Diretamente, o público-alvo do JPA engloba a população de 28 municípios dos estados de Goiás (16 localidades) e Mato Grosso (12), na Região Centro-Oeste do Brasil.

Na cooperação público-privada, o Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-GO), e o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-MT), formam a governança do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA). Os investidores são as empresas Anglo American, Hypera Pharma, State Grid e Rumo. A Pilar Gold Inc é agente de sustentabilidade.

A execução está a cargo do Instituto Espinhaço, e a STCP Engenharia de Projetos está credenciada. A rede de sinergia engloba a Universidade Federal de Viçosa (UFV), responsável pelos estudos científicos do programa, Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) /Senar/Ifag/Sindicato Rural.

Em Goiás, as prefeituras municipais de Aragarças, Bom Jardim de Goiás, Baliza, Piranhas e Santa Rita do Araguaia são as apoiadoras locais.