Operação desarticula sonegação fiscal em supermercados de Anápolis e Vianópolis

Investigados responderão por crime tributário, falsidade documental e associação criminosa, além de terem de arcar com o pagamento dos tributos sonegados acrescidos de multa (Foto: Secretaria da Economia)

A Secretaria da Economia e a Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT) deflagaram, nesta quarta-feira (16/08), a Operação Tarrafa para apurar fraude no pagamento de tributos por empresas do ramo supermercadista de Anápolis e Vianópolis. O levantamento inicial do fisco estadual aponta sonegação fiscal superior a R$ 15 milhões.

Durante a operação, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão nos dois municípios do interior de Goiás. O titular da Delegacia Regional de Fiscalização (DRF) de Goiânia, Gerson Almeida, afirma, que durante a investigação, foi apurado que o grupo se valia da criação de empresas de fachada com a utilização de ‘laranjas’ para fraudar o pagamento dos tributos estaduais.

“Vale lembrar que a operação não foi concluída e outras diligências serão realizadas visando o combate à sonegação fiscal”, ressalta.

Os investigados responderão por crime tributário, falsidade documental e associação criminosa, além de terem de arcar com o pagamento dos tributos sonegados acrescidos de multa.

Parceria

Para ampliar o combate à sonegação fiscal e a outros crimes envolvendo a circulação de mercadorias nas rodovias, a Secretaria da Economia finaliza as tratativas para atuação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O assunto foi discutido em reunião na manhã de segunda-feira (14/08), na sede da secretaria, com autoridades da Receita Estadual e da PRF.

Os dois órgãos já atuam conjuntamente em operações. Com a assinatura do termo de cooperação, o que deve ocorrer nas próximas semanas, essa parceria será ampliada permitindo a troca de informações coletadas no trânsito.

“Acredito na força da PRF e na força do fisco. Quando a gente atua em conjunto e em sinergia, o resultado é potenciado para as duas frentes de fiscalizações realizadas pelos dois órgãos”, ressalta o superintendente de Controle e Fiscalização (SCF), Marcelo Mesquita.

Fisco estima sonegação de até R$ 30 milhões em empresas de bebidas finas