Saneago contrata locação de grupos geradores de energia elétrica

Finalidade é garantir regularidade do fornecimento de água à população, por meio do suprimento de eletricidade, em alguns cenários específicos e prioritários (Foto: Saneago)

A Saneago contratou, por meio de Pregão Eletrônico, empresas especializadas na prestação de serviços de locação de grupos geradores de energia elétrica. A licitação foi dividida em quatro lotes, que contemplarão municípios atendidos em todo o Estado, sendo esta a primeira vez que a Companhia firma um contrato de tamanha abrangência com este objeto.

A finalidade é garantir a regularidade do fornecimento de água à população, por meio do suprimento de eletricidade, em alguns cenários específicos e prioritários.

Incremento da vazão

Durante o período de estiagem, esses geradores serão utilizados nas unidades operacionais implantadas para manter ou incrementar a vazão da produção de água. Por exemplo, no caso dos poços tubulares profundos interligados que ainda não possuem o fornecimento de energia por parte da concessionária local; bem como das captações superficiais provisórias que entram em operação para complementar os sistemas – situação de cidades como Anápolis, Campinorte, Goiatuba, Goianésia, Luziânia e Padre Bernardo.

A segunda possibilidade de uso dos equipamentos será para assegurar o fornecimento contínuo de energia elétrica aos sistemas de água nos locais com alta rotatividade durante situações de maior demanda.

Nesse sentido, incluem-se as férias escolares, festividades regionais, eventos religiosos e períodos de alta do turismo. É o que ocorre durante a Temporada do Araguaia em Aruanã e Luiz Alves, assim como nas ocasiões da Romaria de Muquém, em Niquelândia, e Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, entre outras.

Considerando que tais circunstâncias são variáveis e que os sistemas operacionais são dinâmicos, a demanda por grupo gerador poderá oscilar durante a vigência dos contratos.

Dessa forma, a disponibilização dos equipamentos ocorrerá mediante a necessidade. A contratação também prevê atendimento às unidades administrativas e de Sistemas de Esgotamento Sanitário da Saneago.

Com valor de investimentos de R$ 14,2 milhões, os contratos terão vigência de 30 meses, podendo ser prorrogados por igual período. O total previsto é de 94 grupos geradores, distribuídos em faixas de potências que variam de 55 kVA até 1.000 kVA.

Inviabilidade

A Saneago esclarece que o uso de geradores se torna inviável para o caso de unidades maiores, como as captações das grandes cidades, de forma permanente. Isso porque, para atender sistemas de bombeamento com potência elétrica instalada de maior capacidade, seria necessária a formação de uma usina geradora composta por dezenas de equipamentos de grande porte, consumindo energias não renováveis e ocupando milhares de metros quadrados.

Além de toda a logística de reabastecimento, manutenções e vigilância, o que também impactaria na fatura dos clientes. A Companhia alerta também sobre a necessidade de ter uma caixa d’água bem dimensionada, que funciona como garantia para que, em eventuais interrupções no abastecimento, como durante quedas de energia elétrica, não ocorra desabastecimento nos imóveis.