VII Concurso Literário de Redação premia professores e estudantes
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) sediou a última etapa do VII Concurso Literário de Redação Bariani Ortencio, nos dias 21 e 22 de agosto. A cerimônia de premiação contou com programação que incluiu sarau, workshop, exposição e apresentação dos trabalhos.
A edição do concurso homenageou o centenário de vida de Bariani Ortencio que completou, em julho, 100 anos de idade. Estudantes e professores vencedores do concurso se destacaram nas categorias produção textual, cênica e visual e receberam troféus, tablets e certificados. Foram premiadas 33 produções visuais, 27 cênicas e 36 textuais.
O concurso tem a finalidade incentivar nos estudantes de Ensino Médio da rede pública estadual de Goiás, o interesse pela leitura, pela escrita de textos dos diversos gêneros literários e pela representação cênica de contação de histórias.
Concurso Literário
A abertura do evento contou com um workshop especial de produção textual, proferido pelo professor Carlos André, do Instituto Carlos André, no auditório da Seduc/GO, em Goiânia.
A ideia da atividade foi ampliar o trabalho dos estudantes feito na escola, dando continuidade à experiência que tiveram em sala de aula. Em seguida foram realizadas oficinas de produção cênica e visual.
No período da tarde ocorreram o sarau de histórias Barianianas, visitação à exposição de produção visual e a cerimônia de premiação. No segundo dia a programação ocorreu no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Lyceu de Goiânia. Estudantes e professores premiados participaram de um workshop de produção textual, fazendo a reescrita dos textos que serão publicados no e-book do concurso literário.
De acordo com a gerente de Arte e Educação da Seduc/GO, Luz Marina de Alcantara, a edição do concurso em 2024 deve ampliar o projeto.
“Estamos pensando em estabelecer um paralelo com as obras de Bariani e de Bernardo Élis. Essa é uma ideia que temos dialogado com o Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis (Icebe)”, adianta a gerente da Seduc/GO.
Inspiração e aprendizagem
Para a coordenadora do workshop, Shirlene Alvares, a edição realizada em pleno centenário de vida do escritor que dá nome ao concurso, deixa um legado de inspiração e aprendizagem.
“Temos que dar muito valor a quem escreve”, declarou.
O estudante Luan Gabriel de Oliveira, do Colégio Estadual Professora Helena Nasser, de Anápolis, premiado em produção cênica, trabalhou o conto ‘Deus está certo’, de Bariani, que foi adaptado para a personagem Maria Gonzaga, criada pelo estudante Luan.
Segundo sua professora orientadora, Leicina Pires, os textos do escritor Bariani Ortencio foram discutidos em sala de aula e, no contraturno, a professora trabalhou as questões cênicas, leitura, interpretação textual, entonação e posicionamento no palco.
Outro estudante premiado, Samuel Silva Martins, do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Integral (CEPMGI) Doutor Tharsis Campos, de Catalão, reconhecido pela produção cênica ‘Metade Mineiro, Metade Goiano’, foi orientado pela professora Leydiane Costa Amado Araújo.
Neste ano, participaram do VII Concurso Literário de Redação Bariani Ortencio: Centenário de Vida 2.576 turmas de Ensino Médio e 780 professores de 394 escolas da rede pública estadual de ensino, de 38 coordenações regionais de Educação (CREs), em todo o estado.
O Concurso Literário de Redação Bariani Ortencio é realizado pelas Secretarias de Estado da Educação (Seduc/GO) e da Cultura (Secult/GO), em parceria com o Instituto Cultural e Educacional Bariani Ortencio (Icebo).