Filarmônica de Goiás faz concertos gratuitos neste feriado

Filarmônica de Goiás é reconhecida como uma das melhores do mundo no quesito álbum orquestral (Foto: Divulgação)

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) faz dois concertos gratuitos em Goiânia durante o feriado prolongado: na próxima sexta-feira (08/09), às 20 horas, no Teatro Goiânia, a orquestra recebe o maestro e pianista carioca Jean Louis Steuerman, dentro da série Concertos Sinfônicos na capital.

Já no domingo (10/09) haverá o Concerto de Câmara, tendo Steuerman como solista. Será às 11 horas, no Centro Cultural UFG (CCUFG), na Praça Universitária.

A entrada é franca e, desta vez, não será necessária a retirada de ingressos. Será pela ordem de chegada.

Na sexta-feira, o convidado da noite irá reger a grande sinfonia de Beethoven e também irá executar o Concerto para Piano Nº17, de Mozart, que será regido por Neil Thomson, maestro titular da OFG.

Filarmônica de Goiás faz concertos gratuitos neste feriado Jean Louis Steuerman
No Teatro Goiânia, dentro da série Concertos Sinfônicos na capital, a orquestra recebe o maestro e pianista carioca Jean Louis Steuerman, reconhecido por toda a Europa como solista e recitalista (Foto: Divulgação)

Steuerman

Jean Louis Steuerman começou seus estudos de piano aos quatro anos e fez sua estreia aos 14 com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Em 1967, transferiu-se para a Europa, após ter ganho bolsa de estudos do Conservatório de Nápoles (Itália).

Depois de conquistar o segundo prêmio na Competição J.S. Bach, em 1972, em Leipzig, rapidamente obteve reconhecimento por toda a Europa como solista e recitalista.

Suas apresentações incluem concertos com a Sinfônica de Londres, Royal Philharmonic Orchestra, também inglesa, e Orquestra de Câmara da Polônia.

Filarmônica de Goiás faz concertos gratuitos neste feriado
Nesta semana, o último álbum da Orquestra Filarmônica de Goiás alcançou o 2º lugar na lista mundial dos mais vendidos pela pela Naxos Records (Foto: Divulgação)

Filarmônica de Goiás

A OFG é mantida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (Cett) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Nesta semana, seu último álbum alcançou o segundo lugar na lista mundial dos mais vendidos pela gravadora Naxos Records, uma das principais do mundo na área de música clássica.

O CD, gravado sob o comando do maestro Neil Thomson, traz o concerto da obra de Cláudio Santoro, com a violoncelista Marina Martins dentro do projeto Brazilian Concert.

Este é o terceiro lançamento do ciclo Santoro feito pelo selo europeu, nos quais destacam-se o Concerto para Violoncelo, a dramática Oitava Sinfonia (com voz de Denise de Freitas) e Interações Assintóticas.

Orquestra Filarmônica de Goiás lança novo álbum