Vice-governador participa do lançamento da Taça das Favelas 2023

Daniel Vilela participa do lançamento da Taça das Favelas 2023: “Essa é uma oportunidade para muitos jovens de apresentar o seu talento” (Fotos: André Costa)

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela participou lançamento da Taça das Favelas 2023, torneio que conta com o apoio do Governo de Goiás. Segundo ele, a prática esportiva é um instrumento “fundamental para garantir a cidadania e desenvolver habilidades sociais para juventude”.

“Queremos fazer de Goiás o Estado dos esportes”, enfatizou o vice-governador ao discursar no evento, realizado no Centro de Convenções da PUC, na noite desta segunda-feira (11/09), e que marcou o sorteio das chaves para as competições masculina e feminina da Competição.

A competição, organizada pela Central Única das Favelas (Cufa), é reconhecida em todo o país e serve como uma oportunidade para a juventude das periferias mostrarem seu talento e paixão pelo futebol.

“Muitos jovens sonham em se tornar grandes jogadores. E esses ídolos, tradicionalmente, saem de comunidades carentes, da periferia e de clubes amadores. Acho que essa competição dá oportunidade para muitos apresentarem suas habilidades, serem descobertos e, consequentemente, transformarem suas vidas”, destacou Daniel Vilela.

Taça das Favelas

Ao longo de três meses, o torneio oferece uma estrutura profissional, proporcionando visibilidade aos jovens atletas que muitas vezes não têm acesso a competições estruturadas. Além disso, a Taça das Favelas serve como vitrine para olheiros de times profissionais.

“O torneio visa dar protagonismo,  pertencimento e gerar oportunidade de inclusão para moradores de periferia. Eles vivem a experiência de um campeonato feito exatamente igual a um profissional”, explicou o Presidente Cufa, Breno Cardoso.

Investindo no esporte

Daniel Vilela destacou que o Governo de Goiás tem compromisso com o esporte e a inclusão social por meio de várias iniciativas. Ele lembrou que o programa “Construindo Campeões” beneficia mais de 8 mil alunos em 80 municípios goianos, oferecendo aulas de artes marciais para estudantes da rede estadual e famílias de baixa renda.

Além disso, o governo promove uma variedade de atividades esportivas, incluindo aulas para a terceira idade e crianças, a implantação de núcleos de esporte em parceria com as prefeituras e o apoio ao esporte de alto rendimento por meio do programa “Pró-Atleta”.

Os Jogos Abertos de Goiás, a Copa Quilombola e os investimentos na revitalização do Estádio Serra Dourada são outras iniciativas que destacam o compromisso do Governo de Goiás com o desenvolvimento esportivo e a melhoria da infraestrutura esportiva no estado.

O apoio do Governo de Goiás para realização da Taça das Favelas 2023 se soma a todas essas ações em andamento, fortalece o cenário esportivo e inspira jovens talentos.

“O Estado compreende que o esporte consegue, de uma forma escalada, fazer com que muitos jovens constituam um espírito de determinação e de responsabilidade. Por isso há um olhar atento e total apoio ao que favorece a prática esportiva,” afirmou Daniel Vilela.

Revelando talentos

Um exemplo inspirador para os jovens que disputam a Taça das Favelas é o de José Efessoney, que participou da competição no ano passado e agora integra o elenco sub-20 do Goiás Esporte Clube. Nacionalmente, também temos casos de sucesso, como o zagueiro e capitão do Vila Nova, Rafael Donato, o jovem atacante Ronald Barcelos do Grêmio e o meia Patrick de Paula, atualmente no Botafogo, todos ex-participantes deste torneio.

A Taça das Favelas também contempla a disputa feminina, com mais de 30 equipes participando. Reconhecendo o crescente interesse pelo futebol feminino no Brasil, a competição oferece às meninas uma plataforma competitiva e visibilidade para demonstrar seu talento. “Para essa edição são 35 equipes femininas. É uma marca muito grande, se tratando de futebol de campo”, disso Breno Cardoso.

O lançamento oficial da Taça das Favelas 2023 também contou com show do MC Menor. O evento ainda reuniu apoiadores do projeto, personalidades esportivas e autoridades do estado, proporcionando uma celebração cultural e esportiva.