Caiado ressalta essência tropeira em encontro de criadores de muares

Atividade de criação de mulas, burros e jumentos é tradicional no estado de Goiás e tem apresentado crescimento nos últimos anos (Fotos: Júnior Guimarães)

O vínculo histórico de Goiás com o tropeirismo e a criação de muares foi enfatizado pelo governador Ronaldo Caiado durante a abertura do 36º Encontro Nacional de Criadores de Jumento Pêga (Enapêga), realizado em Brasília na noite desta quinta-feira (14/09).

“No lombo do burro é que nós abrimos nosso Goiás e mantemos essa tradição”, ressaltou o chefe do Executivo goiano ao enaltecer a importância da atividade.

“Nós, goianos, e também o Brasil, temos essa paixão. Vamos manter e preservar nossa história e a nossa cultura”, frisou. O evento é realizado no Parque Granja do Torto, com a presença de criadores e associados. A programação vai até o dia 17 de setembro e prevê exposições, julgamentos e leilões.

O governador avalia que o evento é de extrema importância, onde há os melhores animais, os jumentos, mulas, burros, que vão fazer todo tipo de competição das mais variadas possíveis. Ele ainda comemorou a vinda do evento para a região Centro-Oeste.

Muares

A atividade de criação de mulas, burros e jumentos é tradicional no estado de Goiás e tem apresentado crescimento nos últimos anos. Para impulsionar, o governador convidou os muladeiros presentes no evento para percorrer a trilha utilizada pelo ícone do tropeirismo em Goiás, Chico Mineiro, partindo das ruínas do Arraial de Ouro Fino, próximo à Cidade de Goiás, em trajeto que integra o Caminho de Cora.

“Ali tem toda nossa história. Sem dúvida nenhuma, foi o primeiro caminho que teve”, lembrou ao citar a rota dos primeiros muladeiros de Goiás.

Diretor-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Jumento Pêga (ABCJpêga), Fernando Abate, demonstrou apoio ao projeto e destacou o potencial de Goiás para contribuir com o resgate das tradições dos antigos tropeiros.

“Goiás vai ser um modelo para o Brasil inteiro. O muar e o jumento vêm do tropeirismo. Vamos recuperar essa trilha”, afirmou.

Um dos pontos altos da programação do Enapêga serão os concursos para escolha de animais de destaque em diversas categorias, com base na idade e porte, entre outros requisitos.

Raça

A raça de jumento pêga foi desenvolvida em Minas Gerais e hoje está difundida por todo território nacional. Os animais são estritamente marchadores e possuem grande valor na produção de híbridos (muares), com o cruzamento com éguas de diversas raças, gerando animais com capacidade para trabalhos diversos.