Prorrogadas inscrições para oficinas do Canto da Primavera

As oficinas serão ministradas durante o Canto da Primavera e as vagas são limitadas (Foto: Secult)

Estão prorrogadas até domingo (17/09) as inscrições para as oficinas de capacitação musical que serão ministradas durante a 22ª edição do Canto da Primavera – Mostra de Música de Pirenópolis. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição no site cantodaprimavera.cultura.go.gov.br, e enviá-la para o e-mail: contato.canto@ufg.br.

São oferecidas três oficinas com vagas limitadas para Pandeiro e Percussão Popular, com a Larissa Umaytá, 30 vagas (+ 30 vagas ouvintes) e Canto Popular, com Amanda Maria, 30 vagas (+ 30 vagas ouvintes). Além de oficina da Música Universal (Prática de Conjunto), com o Itiberê Zwarg, 44 vagas (+ 30 vagas ouvintes).

Oficineiros

Itiberê Zwarg participou de vários conjuntos musicais, e em 1977, entrou para o grupo de Hermeto Pascoal. Atualmente é o músico que mais tempo permaneceu na banda de Hermeto.

Em 1992, iniciou sua carreira de compositor e arranjador, assinando o CD Variasons, de Gilson Macedo, e participando de trabalhos de outros músicos, como o quarteto Maogani e a cantora Ivetty Souza.

Com o sucesso dessas oficinas, Itiberê passou a correr o Brasil ministrando oficinas, muitas vezes compondo e arranjando especialmente para os alunos.

Larissa Umaytá é percussionista, produtora e educadora. Cresceu no berço da cultura popular com o Bumba Meu Boi de Seu Teodoro, seu avô e, nas rodas de samba da família.

Formada na Escola Rafael Rabello, acompanhou e gravou com grandes artistas da cena local e nacional como: Ellen Oléria, Hamilton de Holanda, Dilsinho, Mestrinho, Letícia Fialho, Grupo Menos é Mais, com quem fez turnê pelos EUA e recentemente, Chico César.

Amanda Maria é cantora e compositora. Já se apresentou para Andy Summers (The Police) e recentemente cantou em homenagem à Fernanda Montenegro. Atualmente segue com o projeto de Duo com o pianista compositor e arranjador Leandro Cabral.

Eles lançaram neste ano o single Cicatriz, que é tema do filme O Segundo Homem, do diretor Thiago Luciano. Convidada pelo maestro Nailor Proveta, recentemente participou do concerto Orfeu da Conceição com a Orquestra Furiosa.

Ação formativa

O músico Hamilton de Holanda vai realizar um show no sábado (23/9), às 18h no Cine Pireneus. Para participar do concerto não é necessário fazer inscrição.

Ele é carioca e seu primeiro instrumento, aos quatro anos de idade, foi a Melódica. Dois anos depois, começou sua carreira profissional como um prodígio do bandolim. Graduado em composição, Hamilton de Holanda foi um dos fundadores da primeira Escola de Choro no mundo.

Talentos regionais

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), promove o 22º Canto da Primavera, em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). O evento também conta com parceria do Sesc Goiás, Prefeitura de Pirenópolis, Goiás Social e Secretaria de Estado da Retomada.

O festival tem como principal objetivo a promoção e fomento da produção musical, bem como a criação e difusão da música em seus mais variados gêneros, valorizando a diversidade e a representatividade cultural.

A mostra também visa democratizar o acesso à cultura e ao patrimônio artístico e histórico, tanto material quanto imaterial, em todo o estado, impulsionar o turismo, a economia e a cultura na região de Pirenópolis.