Programa AlfaMais é destaque no Seminário Nacional pela Alfabetização

Em Brasília, governador Ronaldo Caiado apresenta mudança significativa na educação goiana (Foto: Hegon Corrêa)

Durante o Seminário Nacional pela Alfabetização, realizado em Brasília, nesta terça-feira (19/09), o governador Ronaldo Caiado destacou a autonomia da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) para execução de projetos de ensino e os resultados do Programa AlfaMais.

A iniciativa, que atende 300 mil estudantes nos 246 municípios goianos, recebeu R$ 58 milhões em recursos e levou à melhoria substancial do índice de proficiência avançada dos alunos do segundo ano do ensino fundamental.

Diante de representantes dos estados do Maranhão, Paraná, Tocantins, Ceará e Paraíba, Caiado defendeu o engajamento dos governadores, em parceria com os municípios, na missão de preparar as crianças para o futuro.

“É função do Estado dar igualdade de oportunidades”. E acrescentou que somente uma educação pública de qualidade pode combater o analfabetismo funcional e digital, que leva à exclusão de parcela dos alunos.

Para o chefe do Executivo, a política educacional cearense foi uma importante referência para avanços promovidos em Goiás por meio do Programa AlfaMais. O principal resultado é o aumento do índice de proficiência avançada em Português e Matemática, que passou de 49% para 56%, entre 2021 e 2022.

De acordo com ele, outras medidas, como compra de ônibus escolares e reajuste da verba destinada à merenda, contribuíram para uma “mudança significativa” na educação goiana.

“Investimos R$ 5,5 bilhões na área e transformamos a educação em Goiás. Sempre repito: só com educação de qualidade é possível romper o ciclo da pobreza”, disse Caiado.

A secretária da Educação, Fátima Gavioli, também participou do evento e agradeceu a autonomia que possui para a execução dos programas da pasta.

“Estamos vivendo um momento único. Ele me escolheu para fazer esse trabalho e aproveito cada dia para fazer valer a pena na vida das crianças”, salientou.

Programa AlfaMais

O AlfaMais Goiás é desenvolvido em regime de colaboração entre Estado e municípios, com foco em assegurar que as crianças saibam ler e escrever até o segundo ano do ensino fundamental.

Apesar de o governo estadual não ser legalmente responsável pelo nível de ensino, tem auxiliado as prefeituras goianas com distribuição de 350 mil livros, 144 mil kits escolares e 13 mil kits literários. Além disso, 3 mil gestores da educação infantil passaram por capacitação.

AlfaMais Goiás investirá R$ 22 milhões em alfabetização nos municípios