Governo de Goiás reúne 78 prefeitos em encontro voltado ao setor industrial

SIC reúne 78 prefeitos em encontro voltado ao setor industrial (Fotos: Cristóvão Matos)

A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) reuniu prefeitos de 78 municípios, na tarde desta quinta-feira (28/09), para participarem do Primeiro Encontro Estadual de Secretários Municipais de Indústria e Comércio – Potencial Goiano. O evento foi realizado no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

O encontro contou com a participação da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil). Contou com apresentações e palestras sobre comércio exterior, atração de investimentos, promoção de negócios, distritos agroindustriais e infraestrutura de rodovias.

O titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga declarou que o encontro foi um sucesso, uma excelente oportunidade para falar aos municípios goianos sobre as ações do governo de Goiás em prol do desenvolvimento.

“Também para mostrar o quanto Goiás avançou nos últimos quatro anos e nove meses com o governador Ronaldo Caiado. Goiás cresceu o dobro do Brasil“, acrescentou

Potencialidades

O secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales, afirmou que o evento da SIC foi de fundamental importância para mostrar à classe política, aos prefeitos e empresários todas as potencialidades de Goiás e aquilo que tem sido trabalhado para fomentar a economia.

“Para mim, foi uma satisfação poder falar de infraestrutura para um público tão qualificado e ansioso por ver Goiás no primeiro lugar em desenvolvimento, emprego e renda”, completou Sales.

Já o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás, Francisco Jr, disse que a Codego está presente nos maiores municípios goianos, onde há demanda por distritos industriais, mas é preciso criar alternativas para as cidades menores, para reduzir desigualdades e promover o desenvolvimento regional.

“Nosso objetivo é criar ambiente para que as diferentes regiões se desenvolvam. Inclusive, criamos uma assessoria para atender os municípios, discutir ideias e soluções, identificar a vocação de cada cidade e fomentar a economia local”, explicou.

Palestras

A palestra “Obras Rodoviárias do Nordeste Goiano” foi ministrada pelo titular da Seinfra, Pedro Sales; enquanto que o presidente da Codego, Francisco Júnior, palestrou sobre a atuação da companhia para o desenvolvimento regional.

O empresário e presidente do Grupo Mega Moda, Carlos Luciano, falou sobre o impacto do Programa Cinturão da Moda na capital e nos municípios do interior.  Cíntia Faleiro, coordenadora da ApexBrasil em Goiás; e o superintendente de Comércio Exterior da SIC, Plínio Viana, discorreram sobre negócios internacionais e inteligência de mercado.

Prefeitos

Paulo César José do Nascimento, prefeito de Anicuns desde 2021, destacou o interesse especial do munícipio pelo programa Cinturão da Moda ao participar do evento.

“Nós viemos com esse interesse, de fazer parte do Cinturão da Moda. Já temos em torno de 30 confecções e estamos prontos para começar nesse projeto”, afirma.

“Foi muito importante aprender sobre o trabalho da SIC em prol do desenvolvimento goiano, além da geração de emprego”, resume o prefeito de Pontalina, Édson Guimarães de Faria.