Caiado destaca integração das forças de segurança em fórum de governadores
Na abertura do Fórum de Governadores do Brasil Central, o governador Ronaldo Caiado e o secretário de Estado da Segurança Pública, Renato Brum, destacaram a integração das forças de segurança em Goiás e o trabalho da Polícia Penal no controle do cárcere como motivos de sucesso para redução da criminalidade no estado.
O evento reuniu chefes do Executivo de cinco estados, na cidade de Rio Quente, na manhã desta sexta-feira (29/09). Participaram do evento os governadores Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Carlos Brandão (Maranhão), Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), Mauro Mendes (Mato Grosso) e Wanderlei Barbosa (Tocantins), além de senadores, deputados, prefeitos e autoridades dos cinco Estados.
“Para governar, não existem dois Estados, um implantado pelo voto e outro pelo crime. Estado é só um! O estado democrático de direito só existe se tivermos segurança pública. Aqui, em Goiás, não existe área que a polícia não entra. Aqui, em Goiás, não existe faccionado mandando em parcela do estado de dentro da cadeia. Em Goiás, o Estado não se ajoelha para bandido”, afirmou Caiado.
Integração das forças de segurança
O secretário Renato Brum, que discursou durante o painel “Segurança Pública: Protocolo de Intenções”, reafirmou a importância de integração entre as forças de segurança dos estados.
“Em Goiás, integramos as nossas forças policias (polícias Penal, Militar e Civil) com o Ministério Público e forças municipais e federais (polícias Rodoviária Federal e Federal). Promovemos um cerco à criminalidade.”
Brum também voltou a enaltecer o trabalho realizado pela Polícia Penal no controle do cárcere, lembrando a transferência das lideranças negativas dos presídios para unidades de segurança máxima, em 2020.
“Isolar essas lideranças criminosas foi fundamental para o sucesso no combate à criminalidade. Isolamos a comunicação. O crime arrefeceu nas ruas”, revelou.
Saiba mais
Goiás recebe Fórum de Governadores do Brasil Central nesta sexta