Sedi participa do 4º Fórum de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação

As ações desenvolvidas pela Sedi voltadas para a atração e fomento de empresas de bases tecnológicas serão abordadas no fórum (Arte: Gyntec)

Acontece nesta terça-feira (11) o 4º Fórum de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação, no qual agentes públicos e privados debatem sobre desenvolvimento, tecnologia e inovação no Estado de Goiás. O evento, organizado pelo Gyntec, conta com a participação do secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, e do superintendente de Negócios Internacionais da Sedi, Edival Lourenço de Oliveira Junior, entre outros representantes de empresas e segmentos ligados ao tema. O Fórum será transmitido via YouTube, das 15h às 17h30, no canal da Gyntec. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Sympla.

Marcio Cesar Pereira abre, às 15h45, o segundo painel do evento – Programas de Capacitação Tecnológica, para falar sobre a Rede Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFG), que está em estruturação pelo Governo de Goiás, por meio da Sedi. O projeto trabalha com um novo modelo pedagógico e abrange áreas de formação profissional voltadas para a tecnologia da informação.  

Segundo o titular da Sedi, o Governo de Goiás trabalha para suprir a demanda por profissionais da área de tecnologia, o que favorecerá tanto a empregabilidade dos goianos quanto o atendimento à demanda de empresas e indústrias que têm suas bases em Goiás.

“O Brasil forma hoje 46 mil profissionais de TI, por ano. O mercado, em 2019, precisou de 70 mil profissionais nesta área. A demanda cresceu cerca de 9% em 2020. Dados nos apontam que, até 2024, teremos uma carência de mais de 420 mil profissionais, por demanda do mercado”, explica o secretário.

As ações desenvolvidas pela Sedi voltadas para a atração e fomento de empresas de bases tecnológicas serão abordadas pelo superintendente Edival Junior, com o tópico “Instrumentos de apoio e incentivos para empresas de base tecnológica”, durante o primeiro painel – Atração de empresas de base tecnológica para Goiás, às 15h10.

Programação

15h – Abertura

Painel 1 – Atração de Empresas de base tecnológica para Goiás

15:10

Instrumentos de apoio e incentivos para empresas de base tecnológica

Edival Lourenço de Oliveira Junior

Superintendente de Negócios Internacionais da Sedi

15h20

O que fazer para atrair investimentos de empresas de TI

Roberto Mayer – Brafip  

15h30

Case Aparecida de Goiânia – Cidade inteligente

Johnathan Medeiros – Secretário de Tecnologia e Inovação de Aparecida de Goiânia

Painel 2 – Programas de Capacitação Tecnológica

15h45

Rede Escolas do Futuro de Goiás – EFG  

Marcio Cesar Pereira

Secretário de Desenvolvimento e Inovação do Estado

16h

Programa de capacitação tecnológica para jovens

Edvar Pera

Softex Campinas

Painel 3 – Cases de Inovação

16h15- Programas de Inovação Corporativa

Case John Deere – Agro

Case CAOA – Mobilidade Elétrica

Painel 4 – Aceleração e investimentos em startups agro

16h45 – Programa de aceleração de startups TechStart Agro

José Eduardo Azarite

Venture Hub Campinas

17h – Investimentos em startups agro no Brasil e Israel

Cidinaldo Boschini e Felipe Pinho – Sírius Venture Capital

17h15- Perguntas

17h20 – Encerramento