Governo inaugura laboratórios de robótica em parceria com Instituto Campus Party

A coordenadora do GPS e presidente de honra da OVG, primeira-dama Gracinha Caiado, ressalta a importância dessa iniciativa para os jovens da comunidade Kalunga: "Agora, os nossos adolescentes e jovens Kalunga também terão a oportunidade de uma educação de qualidade na área tecnológica” (Foto: GPS)

O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, em parceria com o Instituto Campus Party (ICP), inaugura unidades do projeto Include, em Goiás. O objetivo é difundir o uso da tecnologia e promover a inclusão social, fornecendo ferramentas que garantam educação de qualidade e desenvolvam habilidades dentro de um ecossistema totalmente disruptivo.

Os municípios selecionados para receber os laboratórios foram Goiânia, com duas unidades, Luziânia, Alto Paraíso, Valparaíso e Cavalcante, onde vivem cerca de 880 famílias da comunidade quilombola Kalunga. Nesta quarta (12) e quinta-feira (13), serão inauguradas as unidades de Goiânia, Luziânia e Valparaíso. Os demais serão inaugurados oficialmente posteriormente.

Nos novos laboratórios, a equipe do Include capacita gratuitamente jovens com idade entre 12 e 20 anos, por meio do ensino da robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica. Também há oficinas de empreendedorismo e IOT (internet das coisas). A expectativa é atender 1,8 mil estudantes de comunidades carentes locais até 2023.

As novas unidades iniciaram suas aulas em abril no formato híbrido, ou seja, presencial e remota, seguindo as medidas de proteção e os protocolos de saúde, para evitar a contaminação do novo coronavírus. Entre as normas adotadas pelas instituições, estão o não compartilhamento de materiais eletrônicos e didáticos, higienização e limpeza dos ambientes, uso de equipamento de proteção pelos profissionais e alunos e aferição da temperatura de todos na entrada.

“O Include é um programa que visa promover inclusão social e econômica para jovens de comunidades carentes, que não têm acesso à tecnologia e à educação”, explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party. “Com a pandemia, redobramos os cuidados e preparamos nossos profissionais para que pudessem levar conhecimento e informação, por meio do ensino da robótica, computação e programação para esses jovens dentro das suas comunidades, mesmo à distância, seguindo as medidas de isolamento social contra o Covid-19”, acrescenta.

A coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, ressalta a importância da implementação dessa iniciativa voltada para os jovens da comunidade Kalunga. “Temos salas como essa para atender os jovens em vulnerabilidade nas grandes cidades, como em Goiânia e Luziânia, mas não podemos nos esquecer que a diferença de oportunidades também é regional. Por muitos anos, as cidades do Norte e do Nordeste de Goiás ficaram esquecidas pelo poder público. Mas isso não será mais uma realidade. Agora, os nossos adolescentes e jovens Kalunga também terão a oportunidade de uma educação de qualidade na área tecnológica”, destaca.

Desenvolvido em parceria com o Governo de Goiás, o projeto ainda conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Programando o Futuro, da Universidade federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Gouvêa.

O Include já conta com instalações no Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Bahia. Estão em fase de instalação unidades no Rio de Janeiro, no Amazonas e no Rio Grande do Sul. O projeto tem como objetivo final implementar até 10 mil laboratórios, impactando adolescentes de todo o Brasil por meio da tecnologia.

Instalações e material

Os laboratórios possuem mobília e equipamentos de primeira linha para o ensino de robótica, computadores, impressoras 3D, óculos de realidade virtual e drones, entre outros.

Inauguração

12 de maio de 2021 – quarta-feira