Operação desarticula esquema de sonegação fiscal em grupo do ramo de cosméticos

Segundo as investigações, o grupo econômico que atua na venda de cosméticos se utilizava de laranjas com a finalidade de sonegar impostos (Foto: Economia)

Grupo empresarial do ramo de cosméticos com atuação na Região Metropolitana de Goiânia e Alexânia foi alvo da Operação Démaquillant, deflagrada nesta quinta-feira (5/10), por auditores fiscais do Comando Volante da Delegacia Regional de Fiscalização (DRF) de Goiânia, em parceria com a Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT) e participação da equipe do Apoio Fiscal Fazendário.

A ação foi iniciada com base em informações levantadas pela Gerência de Inteligência Fiscal da Secretaria da Economia, e o levantamento inicial do fisco estadual aponta sonegação fiscal em torno de R$2 milhões.

“O serviço de inteligência do fisco goiano trabalha de forma veemente nas investigações e apurações que envolvem as obrigações relacionadas aos compromissos tributários. Estamos sempre atuando nas situações de grupos econômicos que cometem fraudes”, afirmou o gerente de Inteligência Fiscal, Rafael Macedo Maia.

Ramo de cosméticos

Segundo as investigações, o grupo econômico que atua na venda de cosméticos se utilizava de laranjas com a finalidade de sonegar impostos.

“Apuramos que várias empresas estavam incluídas indevidamente no regime do Simples Nacional devido ao valor do faturamento. Com isso, fica constatado que suprimiam o pagamento de impostos”, enfatizou o delegado Regional de Fiscalização de Goiânia, Ricardo Martins de Lucena.

O levantamento inicial do fisco estadual aponta um valor sonegado de aproximadamente R$2 milhões, que será apurado de forma mais conclusiva após a auditoria nos documentos apreendidos em duas lojas, uma em Alexânia e outra na capital, e no escritório de contabilidade que prestava serviços às empresas.

Durante as diligências, houve a prisão em flagrante de uma pessoa por posse ilegal de arma de fogo. Os investigados poderão responder por crime tributário, além de terem de arcar com o pagamento dos tributos sonegados acrescidos de multa.

Operação Safrinha combate sonegação fiscal no transporte de grãos