Governador entrega benefícios no aniversário de Pirenópolis
Em comemoração aos 296 anos de Pirenópolis, o governador Ronaldo Caiado esteve no município neste sábado (07/10) para participar das celebrações, autorizar adequações no Teatro Pompeu de Pina, além de realizar entregas de benefícios sociais e lançar cursos profissionalizantes.
“Queremos trazer cada vez mais benefícios a todos os municípios goianos, com o apoio das prefeituras. Como governador, não comemoro só os cartões, o que comemoro é tirar as pessoas das condições de desigualdade, é dar oportunidades reais”, frisou Caiado.
Para fomentar o empreendedorismo, o governador fez a entrega de 86 cartões do Crédito Social e Bolsa Qualificação, benefícios do programa Goiás Social, por meio da Secretaria da Retomada.
Criada em 2021, a ferramenta incentiva a empreender com técnicas aprendidas em cursos de capacitação dos Colégios Tecnológicos (Cotecs). O repasse, de até R$ 5 mil, é feito para alunos que concluíram o curso e estão com perfil ativo no CadÚnico do governo federal.
Caiado fez ainda a entrega de 79 carteiras do artesão, que passam a integrar o Programa do Artesanato Brasileiro. O dispositivo não tem taxa de adesão, anuidade ou mensalidade e permite ao profissional comercializar seus produtos em larga escala com emissão de nota fiscal.
“Pirenópolis vem recebendo investimentos como nunca recebeu. Goiás vive hoje um momento diferente, de boa alocação de recursos, seja em qualquer área que for”, enalteceu o vice-governador Daniel Vilela.
Teatro de Pirenópolis
Na ocasião, o governador Ronaldo Caiado também assinou a autorização para adequações e aparelhamento no Teatro Sebastião Pompeu de Pina. Com investimentos de cerca de R$ 1,2 milhão, o Governo de Goiás, por meio do programa Goiás Social e da Secretaria de Estado da Retomada, investirá em equipamentos de sonorização, iluminação, cenografia, estúdio, além de um gerador de energia.
“Já está tudo adquirido para que os artistas locais possam gravar seus materiais no estúdio”, comemorou o titular da Retomada, César Moura. “O teatro terá toda estrutura para funcionar todos os dias do ano”, acrescentou o governador.
Curso em Guia de Turismo
O município também recebeu do Governo de Goiás uma Unidade Descentralizada de Educação Profissionalizante e Inovação em Artes e Economia Criativa (UDEP). O espaço está ligado ao Cotec Labibe Faiad e oferece vários cursos ligados à área cultural, como Canto e Coral, Teatro e Violão, Gastronomia, Turismo, Mídias Sociais, Artesanato, entre outros.
Também foi anunciado o primeiro curso técnico dos Cotecs: o Técnico em Guia de Turismo, que será totalmente gratuito.
“O grande problema do turismo no Brasil hoje chama-se qualificação, lugares bonitos não faltam. Vamos lançar ainda neste ano mais de 100 vagas e boa parte delas virão para Pirenópolis, é um compromisso nosso para que no início do ano que vem as pessoas possam já começar a estudar”, estimou o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.
Foram lançados ainda novos cursos do Cotec para qualificação em comida salgada, confeitaria e panificação, com possibilidade de Crédito Social; e mídias sociais, introdução a cervejas artesanais, turismo cultural e ecológico, teatro, canto e violão, que não se enquadram nos critérios do Crédito Social.