Fapeg financia projetos que fortalecem frutos nativos do Cerrado

Seis ações contempladas no Cerrado de Goiás têm o desafio de fortalecer as cadeias produtivas de frutos nativos do Cerrado (Arte: Fapeg)

Seis soluções inovadoras, voltadas ao fortalecimento das cadeias produtivas de frutos nativos (sociobiodiversidade) na região do Cerrado de Goiás, receberão apoio financeiro de cerca de R$ 1 milhão, com recursos aplicados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) para serem desenvolvidas a partir de 2024, com prazo de execução entre 12 e 24 meses.

A seleção foi realizada ao longo de 2023 pela Teia de Soluções, iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza que reúne diferentes processos de cocriação, mentoria e escolha de propostas com o objetivo de encontrar alternativas concretas para desafios ambientais. As seis ações contempladas no Cerrado de Goiás têm o desafio de fortalecer as cadeias produtivas de frutos nativos do Cerrado.

A gerente de Ciência e Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Marion Silva comenta que os projetos selecionados são capazes de fortalecer as cadeias dos produtos e serviços da sociobiodiversidade brasileira e de trazer melhorias duradouras para a conservação da natureza, a partir das características e potencialidades de cada bioma.

“Além disso, são inovadores e podem ser replicáveis em outras regiões. Os projetos selecionados nos deixaram muito satisfeitos”.

Frutos nativos

Entre as soluções que serão executadas no Cerrado goiano estão a da Pro Baru, que propõe integrar a pecuária com a produção de baru, disseminando a recuperação de pastagem degradada em áreas de agricultura familiar. O projeto ainda prevê a geração de nova fonte de renda, conservação de água e solo, contribuiu para retenção de carbono.

Outra solução selcionada, o Frutos da sociobiodiversidade Kalunga, busca fomentar as cadeias da sociobiodiversidade dos frutos Baru, Buriti, Cagaita, Mangaba e Pequi, coletados e beneficiados de maneira informal pelas moradoras da comunidade. O estudo também quer promover a ampliação da capacidade produtiva.

“O Governo de Goiás não tem medido esforços para ser cada vez mais referência em investimentos que fortaleçam a ciência para o desenvolvimento e a conservação ambiental no Estado. Temos certeza de que as seis soluções contempladas nessa seleção vão apresentar alternativas de alto impacto para os desafios do nosso Cerrado”, disse Robson Domingos, Presidente da Fapeg.

Mata Atlântica

No total, 21 projetos de três regiões do país receberão até R$ 4 milhões para serem desenvolvidos a partir de 2024. Além das soluções no Cerrado de Goiás, esta edição da Teia de Soluções, a Chamada Produtos e Serviços da Natureza, selecionou outras 15 iniciativas – dez na Mata Atlântica, focadas em contribuir para a ampliação do impacto socioambiental positivo no bioma e ecossistemas associados. Além da eficiência nos processos, que agregam o valor de mercado às cadeias da sociobiodiversidade.

As outras cinco são na Zona Costeira da Bahia que são responsáveis em agregar valor às cadeias dos produtos e serviços sustentados. Tem o objetivo de conservar a biodiversidade). Todas terão entre 12 e 24 meses para serem executadas.

Nessas duas regiões, o processo teve como parceiros a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA), com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Paraná; e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), respectivamente.

Foram recebidas 152 propostas de todo o Brasil. Dessas, 63 participaram da fase de mentoria e detalhamento. Agora, as 21 indicadas e aprovadas passarão pela etapa de documentação para se tornarem aptas a receber os recursos.

Na Mata Atlântica, as iniciativas terão apoio de mais de R$ 2 milhão (FA e Fundação Grupo Boticário); e na Zona Costeira da Bahia, de cerca de R$ 750 mil (FAPESB e Fundação Grupo Boticário).

Cadeias produtivas

São considerados produtos e serviços da natureza aqueles gerados a partir de recursos da biodiversidade, voltados à formação de cadeias produtivas de interesse dos povos e comunidades tradicionais e de agricultores familiares.

Devem promover a manutenção e a valorização de práticas e saberes, e assegurar direitos, gerando renda e promovendo a melhoria da qualidade de vida e do ambiente local.

Cerrado de Goiás

Soluções recomendadas para apoio pela Fundação Grupo Boticário

• Pro Baru
  • Frutos da sociobiodiversidade Kalunga

Soluções recomendadas para apoio pela FAPEG

• Condefé tem cagaita e gabiroba no Cerrado
  • Cerrado Vivo
  • Sabores do Cerrado: valorizando o agroextrativismo
  • Rede CoMBaru

Teia de Soluções

Com o objetivo de estimular a cocriação de soluções inovadoras, replicáveis e escalonáveis para desafios ambientais contemporâneos, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza lançou, em 2020, a Teia de Soluções, uma iniciativa que reúne diferentes processos de trabalho em rede para o desenvolvimento, aprimoramento, mentoria e apoio técnico e financeiro de soluções aliadas à conservação da natureza brasileira.

Dessa forma, a Fundação estimula a aproximação e a conexão de profissionais diversos de diferentes localidades. Em três anos, receberam suporte técnico e mentoria 882 participantes com propostas de solução para questões relacionadas ao turismo de natureza, Mata Atlântica, oceano, Cerrado e Baía de Guanabara. Ao todo, 81 soluções receberam apoio financeiro, somando mais de cerca de 15 milhões.

Edital quer fortalecer cadeia produtiva de frutos nativos do Cerrado