Seduc abre inscrições para cursos de Libras

Para os dois cursos, as inscrições deverão ser realizadas até o dia 19 de novembro, exclusivamente pela internet (Foto: Seduc)

O Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), mantido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), está com inscrições abertas ao processo seletivo direcionado aos cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Estratégias e Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos.

Os dois cursos terão início no primeiro semestre letivo de 2024, e as aulas serão ministradas por dois professores, sendo um surdo e outro ouvinte. De acordo com o edital, 80% das vagas são destinadas a profissionais da Educação; e o restante, para a comunidade em geral.

Libras

Com duração de dois anos e meio, o curso de Libras será presencial e direcionado para ouvintes utilizando metodologias de segunda língua. Serão 17 encontros presenciais a cada semestre com aulas uma vez por semana, de três horas cada.

Serão disponibilizadas 210 vagas, sendo 70 para o matutino, 70 para o vespertino e 70 para o noturno. O curso será gratuito e reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). A Seduc Goiás certificará o diploma de conclusão.

Língua Portuguesa

Já o curso Estratégias e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa Como Segunda Língua para Surdos será destinado a ouvintes na modalidade não presencial e contará com 50 vagas.

Com duração de dois anos, distribuídos por quatro módulos de seis meses cada um, o curso será realizado no período noturno. Serão promovidos 20 encontros com aulas, uma vez por semana, sendo que cada aula terá duração de três horas.

Inscrições

Para os dois cursos, as inscrições deverão ser realizadas até o dia 19 de novembro, exclusivamente pela internet (www.casgoiania.com.br), com o uso de formulário Google. O período de seleção vai de 20 a 24 de novembro. A lista dos aprovados será divulgada no dia 27 de novembro, por meio do site do CAS.

A comissão organizadora alerta os candidatos de que não haverá, em hipótese alguma, a possibilidade de mudar o dia e o turno escolhidos pelo candidato no ato de sua inscrição. Para mais informações: (62) 3220.9937 ou e-mail casgoiania@seduc.go.gov.br.

Confira aqui o edital.