Assistente Virtual do IPVA totaliza quase 15 mil respostas

Gerência do IPVA reforça que o chat não presta serviço, presta informação, ou seja, esclarece dúvidas sobre onde solicitar determinado serviço, como proceder e/ou solicitar (Foto: Divulgação)

A Assistente Virtual Alice, do IPVA, que faz parte dos projetos de inovação da Secretaria da Economia, completa um mês de atendimento. Os números neste primeiro mês de funcionamento totalizam 14.664 respostas, uma média de quase 500 por dia.

As respostas foram enviadas para 2.812 contatos. Nos últimos 30 dias foram adicionados, em média, 97 contatos por dia.

Assistente Virtual

Lançada em setembro último, para aprimorar o atendimento ao cidadão, a assistente virtual Alice pode ser acessada pelo WhatsApp para esclarecer dúvidas dos contribuintes sobre todos os serviços referentes ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) disponibilizados no site da Economia. A Alice atende pelo número (62) 99427-9777.

Por meio da novidade, o contribuinte tem acesso a informações gerais sobre serviços como pagamento, compra e venda de veículo, processos tributários/dívida ativa, benefícios fiscais do IPVA, benefícios fiscais para aquisição de veículo, desconto da Nota Fiscal Goiana, contatos, acompanhamento de processos, entre outros.

A Gerência do IPVA reforça que o chat não presta serviço, presta informação, ou seja, esclarece dúvidas sobre onde solicitar determinado serviço, como proceder e/ou solicitar. 

“A ferramenta virtual foi criada pensando no contribuinte, na rapidez do atendimento, na redução da burocracia. Hoje, em poucos cliques o cidadão consegue esclarecer dúvidas a respeito do IPVA, da situação cadastral do seu veículo, sobre o status de processos, tudo através do celular, de onde estiver. Outro ponto positivo é que o usuário dos serviços públicos se familiariza cada vez mais com os recursos tecnológicos, sem a necessidade de se dirigir aos órgãos públicos ou aguardar o atendimento telefônico”, assinala o gerente de IPVA, Jorge Arêas.

Além da Assistente virtual Alice, fazem parte dos projetos de Inovação do serviço público no âmbito da Secretaria da Economia:

  • Aplicativo E-ON,
  • ITCD Web 3.0,
  • Autorregularização do ICMS,
  • Plataforma Digital de Processos (PDP) e
  • Balanço Cidadão.