Feriado: unidades estaduais de saúde mantêm atendimento de urgência

Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) mantém o atendimento emergencial durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida (Foto: SES)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) informa que os hospitais e demais unidades de saúde estaduais funcionarão em regime de plantão para atendimentos de urgência e emergência durante o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida (12/10), padroeira do Brasil.

Funcionarão em regime de plantão os Hospitais Estaduais da Mulher (Hemu), de Urgências de Goiás (Hugo), de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), Centro de Reabilitação de Fissuras Labiopalatinas (Cerfis), Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL).

No Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), não haverá atendimento ambulatorial de consultas e terapias na quinta-feira, com as atividades voltando ao normal na sexta-feira (13/10).

No Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), os serviços de Ambulatório de Curativos, Residência Assistencial, Unidade de Cuidados Prolongados e Serviço de Atendimento Domiciliar funcionarão normalmente. Os demais serviços retornam à rotina normal na sexta-feira, a partir das 7 horas.

A quinta-feira no Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy (Cresm), em Aparecida de Goiânia, será sem expediente para o setor administrativo e sem atendimento ambulatorial. Na sexta-feira, o funcionamento será normal para todos os departamentos.

Região Metropolitana e interior

Os Hospitais Estaduais de Aparecida de Goiânia (Heapa), Anápolis (Heana), Pirenópolis (Heelj), Jaraguá (Heja), Itumbiara (HEI), São Luís de Montes Belos (HSLMB) e de Luziânia (HEL) devem manter os serviços de urgência e de emergência nos dias 12 e 13. Já os setores administrativos estarão fechados, com o retorno na segunda-feira (16/10).

Os Hospitais Estaduais de Trindade (Hetrin), Formosa (HEF) e Centro-Norte Goiano (HCN) funcionarão normalmente durante o feriado do dia 12, com exceção dos setores administrativo e ambulatorial, e retornarão às suas atividades na sexta-feira.

No Heapa, os atendimentos ambulatoriais previamente agendados ocorrerão normalmente, com exceção das consultas de cardiologia e cirurgia geral. Já os setores administrativos voltarão a funcionar na segunda-feira, às 8 horas.

No dia 12, no Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ), apenas a parte administrativa não vai funcionar. Áreas que trabalham com atendimento aos pacientes, como internações, urgências e emergências, continuam atendendo normalmente. As atividades no hospital voltam à sua normalidade na sexta.

O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) funcionará normalmente no dia 12, incluindo as cirurgias eletivas. Apenas ambulatório e setor administrativo não funcionarão e retornarão na sexta-feira.

Policlínicas

As Policlínicas Estaduais de Goiás e São Luís de Montes Belos terão suspensos todos os atendimentos na quinta e na sexta-feira. A retomada a normalidade será na segunda-feira. Nas Policlínicas Estaduais de Posse, Quirinópolis, Goianésia e Formosa, somente funcionarão, nos dias 12 e 13, os serviços de hemodiálise. A parte administrativa terá retomada a normalidade do funcionamento na segunda-feira.

Rede Hemo

Nenhuma das unidades da Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) vai funcionar na quinta-feira. Na sexta-feira, o atendimento a doadores voluntários de sangue funciona das 8h às 18h. No sábado, o Hemocentro Coordenador, na capital, funcionará das 8h às 12 horas, também para receber doadores de sangue.

Toda a rede retoma as atividades normais na segunda-feira, 16. O agendamento de doações pode ser feito pelo telefone 0800 642 0457 ou pelo site agenda.hemocentro.org.

Cemac Juarez Barbosa

A Central Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) interromperá suas atividades durante o feriado prolongado, reabrindo para atendimento na segunda-feira.