Emater: 62 anos de trabalho por Goiás

Se a agropecuária é hoje reconhecida como a força que faz Goiás crescer, tendo representado quase 60% das exportações goianas em janeiro, por exemplo, temos que reverenciar quem pavimentou o caminho para que esse lugar fosse ocupado. Se Goiás é merecidamente reconhecido como um grande expoente mundial na produção de alimentos, precisamos olhar no retrovisor para entender como essa construção foi possível.

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás) completa hoje seus 62 anos de história. Isso significa que desde 1959 a instituição atua no sentido de fortalecer a agricultura e pecuária em Goiás, e seu trabalho é reconhecido como crucial no desenvolvimento econômico e social do nosso Estado.

A história da Emater se confunde com a evolução da vocação produtiva goiana. No início, a instituição surge como a Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás (Acar Goiás). Em 1975, unificada à Secretaria de Agricultura, se torna a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás (Emater-GO), momento em que incorpora a Empresa Goiana de Pesquisa Agropecuária (Emgopa), demostrando seu interesse em fazer a agropecuária goiana crescer com base no auxílio técnico especializada e no investimento em pesquisa.

Desde então, a despeito dos tropeços que sofreu com o descaso de alguns governos e até com a tentativa de enxugamento total, a Emater tem demonstrado sua força e resiliência ao ter conseguido, apesar dos ventos contrários, seguir firme ao lado de nossas famílias rurais, trabalhando por elas e também por todos os goianos, garantindo nossa segurança alimentar e o abastecimento de nossas feiras e mercados.

A Emater tem uma trajetória extraordinária em Goiás. E hoje, ao completar 62 anos como uma das mais antigas instituições na ativa em nosso Estado, se mostra forte, moderna, tecnológica e voltada para um novo momento de sua história. Ao estar às vésperas de inauguração de sua nova sede administrativa, que construiu com recursos próprios e que marcará o nascimento do novo Complexo de Inovação Rural do Estado de Goiás, reunindo um centro avançado de pesquisas e uma unidade para treinamento e aperfeiçoamento de pessoal em uma estrutura física que faz jus à sua trajetória de vitórias e conquistas em favor do povo goiano, esta Agência demonstra, mais uma vez, sua força e sua importância estratégica para o Estado de Goiás.

E hoje, ao ver os olhos da gestão do governador Ronaldo Caiado voltados para a reestruturação e recomposição desta Agência, renovamos nossas esperanças de que a Emater Goiás segue firme e forte no caminho pela consolidação como instituição protagonista no desenvolvimento do agronegócio do nosso Estado e Goiás e, por consequência, no crescimento econômico e social das famílias rurais goianas.

Pedro Leonardo Rezende

Presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater)