70 anos de protagonismo do produtor goiano

Nos últimos 70 anos, Goiás e o Brasil mudaram muito, sobretudo em relação à maneira como produzimos nossos alimentos. Vimos desabrochar lavouras em pleno Cerrado, que se transformaram em terras férteis que hoje batem recordes atrás de recordes em volume de produção. Vimos, também, nosso Estado se tornar um dos protagonistas da produção de alimentos mundial, além de crescer sua produção em biocombustíveis derivados de vegetais, como a cana-de-açúcar e o biodiesel à base de soja.

Nesse tempo, uma importante entidade surgiu e cresceu no Estado apoiando o produtor rural para que todos esses frutos que são colhidos pudessem ser plantados ao longo dos anos. A Faeg, Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, foi e é esse instrumento de desenvolvimento.

A vocação agropecuária do Estado de Goiás se confunde com a história da Faeg. Ninguém constrói alicerces fortes, sem contar com colaboradores incansáveis. Assim, com a missão de representar o produtor rural, bem como fomentar o desenvolvimento econômico, ambiental e social junto ao povo goiano, a Faeg somou e continua a somar esforços com o Governo de Goiás com o intuito de levar ao país inteiro a grandeza, a potência e o protagonismo do agronegócio goiano.

Tivemos conquistas importantes lideradas por esta instituição, sobretudo na criação de políticas públicas, junto ao governo federal, para melhorias das condições para o trabalho no campo. Também relevantes ações com a criação do seu braço voltado à formação profissional, o Senar Goiás, que promoveu e promove iniciativas transformadoras, trazendo informação e inovação aos produtores. E, mais recentemente, com o Ifag, e suas contribuições na área de inteligência de dados e pesquisas, cujos resultados municiam a tomada de decisões, sobretudo porteira a dentro.

O Governo de Goiás espera sempre contar com essa parceria, que traz inovação, conhecimento e credibilidade, para que, com os olhos no futuro, possamos continuar a construção desse agronegócio moderno e produtivo que o povo goiano merece.

Nossos parabéns a essa entidade que completa sete décadas de luta pelo protagonismo do homem do campo! Que venham mais décadas de sucesso pela frente e, principalmente, com colheitas de vitórias aos nossos produtores goianos. Parabéns, Faeg!

Tiago Mendonça

É secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.