Agricultura familiar em pauta

Em Goiás, mais de 63% dos estabelecimentos rurais são da agricultura familiar, segundo o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses produtores são fundamentais para promover o desenvolvimento rural, econômico e social no Estado. Eles respondem por um terço do PIB [Produto Interno Bruto] agropecuário goiano e produzem mais de 70% dos itens que compõem a cesta básica. Ou seja, colocam alimento na mesa efetivamente, garantindo o abastecimento das cidades. 

O trabalho destas pessoas contribui para fixar famílias no campo, desenvolver vocações produtivas e incentivar a produção de alimentos que abastecem o mercado. É um segmento diversificado e plural, envolvendo diferentes cadeias produtivas, que vão desde o leite até as hortaliças. Por isso, para que o Estado mantenha essa diversificação, é preciso um olhar atento à agricultura familiar.

O Governo de Goiás reconhece a relevância da agricultura familiar e pauta suas ações e programas para fortalecer cada vez mais este segmento. O governador Ronaldo Caiado sempre colocou como meta principal cuidar dos goianos, e os nossos agricultores merecem esta atenção especial. Várias políticas estaduais, realizadas especialmente pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e parceiros, têm sido direcionadas para os agricultores familiares e os pequenos produtores em geral. São exemplos os programas de regularização fundiária e de Fruticultura Irrigada no Vão do Paranã, além do Goiás Social e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) também atua para atender as demandas específicas deste público, principalmente em relação a assistência técnica e acesso ao crédito.

A agricultura familiar está ainda mais em evidência esta semana devido à Agro Centro-Oeste Familiar (ACOF). De 17 a 20 maio, mais de oito mil pessoas devem passar pelo Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG) em busca de novos conhecimentos e experiências. A programação contempla cursos, palestras, seminários, exposições e workshops.
Será um momento especial, em que a agricultora e o agricultor terão visibilidade e voz. Eles poderão relatar suas dificuldades, encontrar soluções para seus problemas e descobrir novas formas de desenvolver sua atividade. A sociedade também ganhará muito com esse contato direto.

O Governo de Goiás, por meio da Seapa e outras pastas, estará presente ouvindo as demandas, levando informações sobre como participar dos programas estaduais e também tirando dúvidas sobre temas como crédito rural, sustentabilidade e produção de alimentos. Temos certeza que a ACOF e o Estado, como um dos principais parceiros do evento, contribuirão para trazer resultados efetivos para os nossos agricultores familiares.

Pedro Leonardo Rezende

*Pedro Leonardo Rezende é secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento