As revoluções são acontecimentos constantes na nossa história. Nas últimas décadas, temos presenciado uma profunda mudança no comportamento da sociedade, resultado da transformação tecnológica global que alterou nossas rotinas e relações. Na administração pública, o impacto é igualmente considerável. O cidadão está mais vigilante e a aderência ao mundo virtual exige imediatismo na solução de problemas.
O contexto de revolução digital, somado aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, gerou uma inteligível porção de ensinamentos aos gestores públicos, dando urgência à reformulação de prioridades e à adaptabilidade da administração para um novo cenário. A importância do trabalho coletivo neste momento é incontrastável. Nesse sentido, o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) segue como aliado do Governo de Goiás, relação em que as trocas de conhecimento e experiências em benefício público têm sido intensas.
Além de ocupar a vice-presidência do Consad, conduzo um dos mais importantes grupos de trabalho do Conselho, o GT de Compras Públicas, um relevante espaço para buscar, conjuntamente, o aperfeiçoamento das aquisições efetuadas pelas gestões estaduais de todo o país. Goiás se destaca como um dos entes pioneiros na adaptação dos sistemas de compras eletrônicas, o que, aditado à gestão exitosa do governador Ronaldo Caiado no uso eficiente e qualificado dos recursos públicos, gabarita o Estado a coordenar nacionalmente discussões referentes à temática, considerando que a otimização dos processos impacta diretamente nas políticas públicas implementadas pelos governadores.
Com foco nessa otimização, o GT de Compras Públicas do Consad realizou uma entrega considerável no início do ano, o Sistema de Boas Práticas em Compras Públicas. Com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Mundial e de especialistas da área, a ferramenta foi tecnicamente desenvolvida pela Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI). Ele é alimentado pelos profissionais do setor, que compartilham experiências e cases de sucesso em aquisição nos seus respectivos Estados.
O Sistema fornece aos gestores públicos um instrumento de diagnóstico que dá suporte ao planejamento estratégico, identifica oportunidades de melhorias, subsidia a priorização de iniciativas de modernização, norteia alocações de recursos e viabiliza uma linha para o monitoramento da evolução da maturidade dos processos de compras públicas dos Estados. Com a oportunidade de consulta facilitada e remota, os gestores podem acessar os dados e utilizar as informações como direcionamento para elucidar entraves.
A ferramenta ficará disponível de forma permanente para o acesso de todas as unidades federativas, possibilitando o compartilhamento das práticas positivas desenvolvidas em diferentes localidades brasileiras. Desta forma, os Estados podem dialogar, buscar soluções técnicas conjuntas e contribuir para que, cada vez mais, possamos cuidar da saúde dos recursos públicos, podendo realizar mais entregas à população, com menos gastos. Este é o principal objetivo.
Coordenando o grupo de Compras Públicas do Consad, assumo a missão de continuar compartilhando com os colegas secretários as ações bem-sucedidas do governador Ronaldo Caiado, que após regularizar as contas estaduais, sublinha um novo momento na história de Goiás, com destaque em áreas prioritárias como educação, saúde e segurança. Tendo a tecnologia como aliada, não nos furtamos da responsabilidade de investir nas pessoas, principalmente nos goianos que mais precisam do Estado.