Capacitação a serviço dos cidadãos

A Escola de Governo do Estado de Goiás celebra marcas recordes de formação de servidores estaduais: 31 mil capacitados em cursos de curta duração oferecidos pelo corpo técnico da unidade de janeiro de 2019 a junho de 2021. Os servidores públicos do Estado têm anseio por aprender e por se capacitar cada vez mais, reflexo do sentimento de reconhecimento percebido pelos profissionais. A parceria é uma via de mão dupla, além de engrandecer a experiência curricular dos colaboradores, cumprimos o objetivo primordial da gestão: oferecer serviço público de qualidade aos goianos.

Desde o início do nosso trabalho à frente da Secretaria da Administração e, por consequência, da Escola de Governo, em 2019, além dos variados cursos de qualificação voltados para a formação continuada, já graduamos vários servidores em Gestão Pública e este ano, de forma inédita, iniciamos a primeira turma do Curso de Mestrado Profissional em Economia do Setor Público. Essa iniciativa, com certeza, vai fazer com que esses colaboradores sejam capazes de planejar, organizar e avaliar políticas públicas de forma mais concreta e científica, considerando o conhecimento acadêmico a que estão tendo acesso.

Assim, com a constância na oferta de cursos de curta duração aliada a ações de formação mais aprofundada, acompanhamos o crescimento dos nossos servidores e percebemos no cotidiano como eles se tornam mais produtivos a cada novo conhecimento adquirido e apresentam nível mais elevado para entregar o serviço que a população precisa. O servidor que tem melhor qualificação consegue tratar o cidadão com mais empatia e agir com mais velocidade, porque entende mais daquele serviço, daquilo que faz e das ferramentas que utiliza.

O investimento reconhece a importância do trabalho desenvolvido pelos colaboradores e os resultados elevam a gestão de Goiás a patamares históricos quando o assunto é qualificação. Em dois anos e meio, nos desdobramos para abranger conteúdos de áreas prioritárias da administração e dessa forma ultrapassamos o número de servidores qualificados dos últimos nove anos. Entre 2010 e 2018, a Escola de Governo contabilizou 30.800 capacitações. Importante reforçar que foram 31 mil entre 2019 e 2021. Somente em 2021, mais de 13 mil servidores já passaram por alguma qualificação da instituição.

Não nos limitamos na capacitação de nossos profissionais nem mesmo nos períodos mais difíceis da pandemia. No contexto de isolamento social, nos reinventamos para continuar oferecendo as capacitações necessárias e vimos o comprometimento dos colaboradores que se empenharam em cursos remotos e à distância, assim como já faziam nas atividades presenciais. Entre propostas e iniciativas que viabilizam a evolução dos agentes públicos, a rede de capacitação do Estado oferece a base necessária para que as entregas do Estado adquiram cada vez mais valor por meio do conhecimento.

A Escola de Governo mantém firme o seu compromisso em selecionar, capacitar e valorizar servidores do Estado, para que os profissionais tornem-se protagonistas de um novo paradigma da gestão estadual de Goiás. Com colaboradores preparados para entregar e desenvolver soluções para o serviço público, quem ganha são os mais de 7,2 milhões de goianos. Por isso, acreditamos e vemos no dia a dia que o dinheiro público investido na formação de nossos servidores é direcionado para servir de forma apropriada ao cidadão.

Bruno D’Abadia

secretário de Estado da Administração de Goiás (Sead-GO)