Cada vez mais sustentável

Em maio deste ano, foi publicada, no Diário Oficial do Estado, a Lei nº 21.005, que institui o Programa Estadual de Bioinsumos. Proposto pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o programa visa, por meio de várias ações, expandir a produção, o desenvolvimento e a utilização de bioinsumos, fortalecendo, assim, as práticas sustentáveis em Goiás.

A determinação do governador Ronaldo Caiado é priorizar projetos, atividades e políticas públicas com o objetivo de promover uma produção cada vez mais sustentável no Estado. É por isso que as diretrizes estratégicas, inseridas no Programa Estadual de Bioinsumos, serão efetivadas junto a parceiros e criarão um novo cenário para a produção agropecuária.

Goiás é o primeiro Estado a se alinhar às proposições do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que instituiu o Programa Nacional de Bioinsumos. A iniciativa atende à crescente demanda do setor produtivo e da sociedade por insumos de base biológica e mais sustentáveis para a nossa agropecuária.

Para conhecer experiências que são referência no uso de bioinsumos e projetos já em andamento em Goiás. No início de junho, com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, realizamos uma visita técnica, no início de junho, juntamente com a ministra Tereza Cristina, na unidade de Produção de Biodefensivos da Fazenda Pamplona, em Cristalina. Também vistoriamos as obras de uma indústria de bioinsumos, em Jataí, no Sudoeste goiano. A nova unidade industrial com modelo de negócio sustentável deve gerar 300 postos de trabalho na planta e 200 no campo, assim como outros nas áreas comercial e de suporte ao cliente.

É com essa visão estratégica de produzir com sustentabilidade, fortalecer a economia e cuidar do meio ambiente, que o Governo de Goiás, por meio da Seapa e as jurisdicionadas Emater, Agrodefesa e Ceasa, conduzem as políticas públicas e projetos em prol da população goiana. É o olhar atento ao cidadão do nosso Estado que proporciona dignidade e possibilita o crescimento para cada pessoa que vive em Goiás.

Tiago Mendonça

Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)