Democratização do crédito

Em 2024, a GoiásFomento atingiu a marca de R$ 1 bilhão em liberação de crédito para micro, pequenos e médios empreendedores de todos os municípios goianos. Os financiamentos com condições especiais e juros subsidiados atenderam mais de 40 mil empresários, abrangendo áreas como agricultura, inovação, sustentabilidade, maquinário, equipamentos, capital de giro.

Só no último ano, foram liberados R$ 68 milhões em financiamentos. O significado desses desembolsos é que o Governo de Goiás está cumprindo seu compromisso de gerar empregos, renda e desenvolvimento nos 246 municípios.

O resultado positivo também evidencia a estratégia corporativa que buscou o aumento da eficiência, crescimento sustentado do crédito e foco em linhas de maior retorno. Ações específicas, como a Semana do Crédito, colaboraram para o avanço. Só nesse evento, 27 cidades foram visitadas, 2.792 atendimentos foram realizados e 683 empresários obtiveram qualificação para adquirir crédito.

Todo o trabalho executado refletiu em números de destaque e prêmios. No ano anterior, a GoiásFomento recebeu selo Diamante no prêmio Ética e Responsabilidade e Goiás Mais Transparente. No prêmio Governança, conquistou o selo Ouro. A premiação é uma iniciativa da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO), que, inclusive, reconheceu o empenho da instituição, contribuindo para Goiás ficar na liderança dos mais transparentes do Brasil, segundo a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Para esse ano, a agência buscará intensificar as parcerias com as prefeituras. Cada cidade contará com uma visita da equipe técnica da GoiásFomento para firmar ou reforçar a parceria e conhecer os benefícios.

Há diversas opções para o gestor investir, como em financiamentos com taxa zero para os empreendedores locais, cartão auxílio-alimentação para o servidor público, crédito consignado para o servidor público municipal, dentre outros. As visitas aos municípios são parte da diretriz do governador Ronaldo Caiado para a GoiásFomento ampliar sua rede de atuação e estar presente em todas as cidades.

A GoiásFomento também mantém compromisso assumido como agente financeiro dos programas sociais do governo, liderados pela primeira-dama Gracinha Caiado. Benefícios como o Aluguel Social, Aprendiz do Futuro, Mães de Goiás, Para Ter Onde Morar, dentre outros, têm apresentado desdobramentos positivos, que refletem em mais dignidade e oportunidade às pessoas por eles beneficiadas.

As perspectivas para esse ano que se inicia é expandir as atividades da Semana do Crédito, percorrendo todos os municípios para levar informação e soluções financeiras diretamente aos empreendedores.

Com a presença da GoiásFomento nas cidades, novas oportunidades serão oferecidas aos empresários, com o objetivo de efetivar a democratização do crédito. A prioridade do estado, conforme orientação do governador Ronaldo Caiado, é continuar construindo um ambiente propício para o crescimento econômico e a geração de empregos.

Lucas Fernandes Andrade

Lucas Fernandes Andrade é presidente da Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento)