Emater: há 64 anos trabalhando para melhorar a qualidade de vida no campo

Há 64 anos, em 3 de março de 1959, nascia a Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás (Acar Goiás), que, após uma série de transformações, deu origem à Emater como a conhecemos hoje. De lá para cá, muita coisa mudou, mas a essência segue a mesma: apoiar o agricultor familiar na geração de renda e impactar social e economicamente as regiões goianas em que eles estão inseridos.

Em toda a extensão do estado, a Agência tem se consolidado como pilar do desenvolvimento da agricultura familiar. A instituição é referência em assistência técnica e extensão rural, por meio dos seus programas de atendimento e, especialmente, de acesso a crédito rural, instruções técnicas e acompanhamento de gestão na propriedade, por exemplo, sendo a única no estado a concentrar esforços na agricultura familiar.

Além disso, a pesquisa agropecuária desenvolvida pela Emater reflete a importância e necessidade da pesquisa pública na inclusão produtiva dos pequenos produtores, uma vez que entrega pacotes tecnológicos com alto valor agregado de maneira acessível.

Destaque para as sementes selecionadas de milho, oferecidas a 10% do preço praticado no mercado; ou mesmo as mudas de pequi sem espinhos, fruto de pesquisa de mais de 20 anos que chegaram para atender a uma demanda importante do setor produtivo.

Esses e outros avanços marcaram a atual gestão do Governo do Estado que, desde 2019, trabalha incansavelmente para que a Agência pudesse novamente alcançar este lugar de protagonismo. Hoje, podemos afirmar que a Emater desempenha papel importante para que Goiás siga como um dos destaques mundiais na produção de alimentos.

Para se ter uma ideia da dimensão da presença da Emater no estado, no ano de 2022 foram realizados quase 60 mil atendimentos, considerando os 200 escritórios locais espalhados em todas as regiões e que atendem os 246 municípios goianos. As ações impactaram mais de 30 mil pessoas. No mesmo ano, foram comercializadas 600 toneladas de sementes de milho e foram lançadas seis novas variedades de pequi.

Até aqui, fizemos muito pelo agro goiano. Nossa história se confunde com a trajetória de desenvolvimento da agropecuária em nosso estado. E, mesmo que sejamos uma das mais antigas instituições do Estado em plena atividade, não paramos no tempo. Nos modernizamos e nos reinventamos para atender às demandas da agricultura familiar em um mundo em constante – e cada vez mais rápido – desenvolvimento.

No alto de seus 64 anos, temos certeza de que a Emater ainda tem muito a oferecer. Nosso trabalho não acabou e, com o suporte e as ações prioritárias traçadas pelo Governo de Goiás, iremos ampliar nossa atuação e entregar ainda mais aos goianos nos quatro cantos do nosso estado!

Pedro Leonardo Rezende, presidente da Emater

Pedro Leonardo é zootecnista, com trajetória em pesquisa, ensino e extensão. Servidor efetivo do Estado, tem experiência em gestão pública, foi gerente e supervisor da Unidade Regional da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa)