Goiás está em ordem!

Como elemento indispensável de uma gestão eficiente, a regularização das contas públicas é um dos principais ofícios de um gestor, sobretudo, quando se depara com um cenário de devastação, consequência de práticas imorais, abusivas, acrescidas de condutas populistas, falta de planejamento e irresponsabilidade com o dinheiro público. Esse tempo passou.

Deixamos o passado sombrio para trás para escrever uma nova página na história de Goiás. Como primeira determinação, o governador Ronaldo Caiado ordenou que toda a equipe focasse em “arrumar a casa”. Para nós, da Secretaria da Administração (Sead), a missão suplantava a regularidade das contas para uma interpretação mais fidedigna.

Para arrumar a casa, era necessário primeiramente saber o que se tinha, ou seja, qual o patrimônio do Estado. E, neste sentido, o panorama era estarrecedor. Não havia indicativo de controle da situação da maioria dos bens dos goianos. Iniciamos então a transformação da realidade de desordem, a partir da atuação de uma equipe dedicada de servidores públicos e por meio de planejamento estratégico e estruturação. Em 2019, entregamos o primeiro inventário estruturado do Estado, estabelecendo processos e procedimentos padronizados, conduta fundamental para mapearmos a real situação patrimonial dos órgãos e entidade.

No relatório de 2020, com o sistema informatizado mais adequado à realidade patrimonial e maior precisão de informações, implantamos o Plano de Procedimentos Contábeis Patrimoniais, possibilitando um aprofundamento nas investigações sobre bens móveis e imóveis do Estado. O feito é inédito em Goiás e foi iniciado pelo levantamento qualitativo do patrimônio mobiliário. Considerando que o quantitativo desses bens é superior a 1,6 milhão, a jornada será concluída até o final de 2022, conforme cronograma estabelecido pela Superintendência Central de Patrimônio da Sead.

Se somam a essas ações, outros feitos inéditos nesse setor, como o lançamento do Programa Censo Imobiliário, que consiste na identificação e vistoria individual de cada imóvel do Estado e a realização de concurso público para atuação na área de gestão patrimonial – evidência do respeito à coisa pública e do zelo com os bens de todos os goianos.

Para conseguirmos avançar tanto em uma área tão sensível da administração, contamos com apoio irrestrito do governador Ronaldo Caiado e conseguimos expandir a atuação do setor responsável pela gestão patrimonial, por meio da ampliação do quantitativo de servidores, aquisição de equipamentos modernos e investindo na qualificação dos colaboradores.

Esse é o resultado de uma gestão que tem como base o respeito ao patrimônio público e o compromisso com os interesses da sociedade. Sem dúvidas, arrumamos a casa.

Bruno D’Abadia

Bruno D’Abadia é secretário de Estado da Administração do Governo de Goiás.