Goiás, um Estado mais inovador a cada dia

O Estado de Goiás está entre os dez mais competitivos no País, puxado por seu destaque na área de tecnologia e inovação, sendo hoje o segundo maior polo do Centro-Oeste nessa área. A subida no ranking é reflexo das ações que o Governo de Goiás desenvolve, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), com a implantação de Centros de Inovações, difusão da tecnologia, fomento e apoio ao surgimento de startups e empresas de base tecnológica. Os projetos que fomentam essa cadeia são inúmeros: Campus Party, Include, Sukatech, Mentores da Inovação e Embaixadores da Inovação são alguns deles.

A Campus Party é um festival que busca promover o conhecimento e inclusão digital, possibilitando encontros entre atores locais e nacionais (empresas, instituições de ensino, comunidades, parceiros de mídia e instituições públicas), no intuito de fomentar novas iniciativas no cenário tecnológico. Em 2021, tivemos a Campus Party Digital Edition, que, devido à pandemia do coronavírus, foi realizada de forma híbrida, com centenas de conteúdos gratuitos, palestrantes nacionais e internacionais, transmissão ao vivo por meio das redes sociais, além de vídeos on demand. Obtivemos 4,5 milhões de pessoas nas redes sociais, 198.115.397 pageviews de alcance em mídia online, 2.351.884 no Facebook, 2.069.811 no Instagram, 238.120 no Tiktok e 15.350 no Linkedin. Para 2022, a Campus Party Goiás está programada para ser realizada entre os dias 15 e 19 de junho, no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia.  

O projeto Include nasceu com a responsabilidade de promover transformação social por meio de inovações tecnológicas, fruto da parceria entre a Sedi e o Instituto Campus Party, propondo a formação de um grupo de trabalho que envolve iniciativa pública e privada, e talentos da própria comunidade, com objetivo de capacitar jovens de baixa renda, implantando laboratórios por todo o Estado com ferramentas básicas de eletrônica e robótica. 

Por meio do conteúdo e da metodologia utilizados, o aluno terá condições de desenvolver pequenos projetos tecnológicos, que poderão auxiliar na resolução de problemas da comunidade, impactando o ambiente com soluções digitais. São oferecidas 7,8 mil vagas e os participantes são certificados pelas competências desenvolvidas. O Governo de Goiás já inaugurou três laboratórios Include: um na capital, outro em Aparecida de Goiânia, e um terceiro em São Luís de Montes Belos. A meta é fechar 2022 com 26 unidades entregues.    

Já o Sukatech é o projeto para a estruturação e a operacionalização do Centro de Recondicionamento e Capacitação (CRC), capaz de reciclar e recondicionar resíduos eletroeletrônicos, capacitar jovens na área e promover a educação ambiental. O objetivo é a coleta no setor público e privado de sucatas eletrônicas, com a reciclagem de resíduos, a capacitação de jovens nos cursos de informática básica, manutenção de computadores e robótica. Serão recondicionados e doados 1,5 mil computadores, recicladas 500 toneladas de lixo eletrônico e capacitados mil alunos. A proposta ainda prevê a realização de campanhas educacionais ambientais.

O primeiro CRC foi inaugurado pelo Governo de Goiás, por meio do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e da Sedi, no último dia 15 de março. A estrutura fica na Escola do Futuro de Goiás José Luiz Bittencourt, no Bairro Floresta, em Goiânia.

O projeto Mentores da Inovação tem o objetivo de apoiar empreendedores que estejam desenvolvendo soluções inovadoras de base tecnológica em produtos ou serviços e que buscam conexão com empreendedores mais experientes, executivos de médias e grandes empresas, pesquisadores, cientistas e investidores. Na prática, esses empreendedores têm acesso à orientação e aconselhamento nas diversas áreas de conhecimento para o desenvolvimento do negócio, como vendas, tecnologia, design, finanças, jurídico, entre outras. 

Por fim, apresentamos o projeto Embaixadores da Inovação, que fomenta uma rede de profissionais e pesquisadores que têm a missão de difundir as políticas públicas, identificar projetos inovadores e fomentar as iniciativas do ecossistema goiano em todas as regiões do Estado. Assim, é possível gerar novas oportunidades e empregos no mercado de ciência, tecnologia e inovação.

Neste projeto, os profissionais e pesquisadores são selecionados com foco nas ações e temáticas da região que irão atuar, pois eles serão a ponte entre setor produtivo e instituição de pesquisa. A rede atua em comunidades que integram as dez Regiões de Planejamento do Estado de Goiás, promovendo a ciência, tecnologia e inovação, com o  mapeamento do ecossistema por meio de agentes e atores, e conexões com as instituições. 

Lidiane Monteiro de Abreu

Superintendente de Inovação Tecnológica na Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi)