Parceria profissional e respeitosa

Três dos cinco valores da Secretaria da Economia são a desburocratização, a institucionalização e a prestação de um serviço de excelência. O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), por sua vez, entre suas inúmeras funções, tem também como tarefa trazer ao governo demandas dos contribuintes e tentar resolvê-las. A parceria profissional, responsável e respeitosa entre esses dois entes, desde janeiro/2019, tem trazido muitos frutos para a sociedade.

Para além de diversas ações – como a mudança de calendário de pagamento do ICMS ao Fisco-GO do dia 05 para o dia 10, o envio à Alego da nova Lei do ITCD e a junção da emissão da GTA com a NF-e, em março/23 houve a automatização da capturado XML no âmbito da pessoa física (produtor rural), que proporcionará significativa celeridade na relação “produtor rural-contador-fisco” em Goiás, quando do pagamento de impostos; além de ser uma medida que persegue a legalidade e eficiência tributária.

A sigla XML significa “eXtensible Markup Language” em inglês. Tecnicamente, é uma linguagem computacional utilizada na codificação de documentos, garantindo que o arquivo final seja legível tanto para as máquinas quanto pelos usuários e sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital. Dita automação permite que as empresas, que fazem a captura e guardam o arquivo XML, conseguirão buscar instantaneamente os arquivos nas operações de saída, assim como já fazem nas de entradas, correspondentes a despesas de custeios e investimentos.

O CRC-GO e o Fisco-GO se comprometeram com o setor do agronegócio em dez/22 com dita implementação e o processo foi implementado antes mesmo de findar o primeiro trimestre de 2023, mostrando todo o compromisso do CRC e do Fisco com a melhoria dos serviços junto a um setor com tanta relevância para Goiás, que é o do agro, lembrando que houve apoio incondicional da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

Que esta parceria entre o CRC-GO e o Fisco- GO, portanto, seja perene em Goiás, sempre em prol dos contribuintes goianos, focando na desburocratização e na melhoria do ambiente de negócios, pois investimento traz crescimento e desenvolvimento.

Cristiane A. J. Schmidt e Sucena Hummel

Cristiane Schmidt - Secretária de Economia de Goiás, tem mestrado e doutorado em Economia pela EPGE/FGV e foi Visiting Scholar em Columbia | Sucena Hummel - Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), é contadora