Prosperidade goiana no ritmo chinês

Joel de Sant’Anna Braga Filho

Goiás, indubitavelmente, caminha em direção a um futuro internacional próspero. O progresso alcançado no governo de Ronaldo Caiado tem sido notável, mas abandono parte da modéstia ao dizer que alcançamos um novo apogeu.

Na área do comércio exterior, a missão à China, em novembro de 2023, certamente pavimentou a rota que traçamos agora. Marcos importantes foram estabelecidos pela visita do governador, suficientes para estreitar os laços com o gigante asiático, aumentando as relações comerciais com o país que mais se desenvolve no mundo e que atualmente compra mais de 50% de tudo o que Goiás exporta.

A missão empreendida neste mês de junho foi repleta de negociações e compromissos estratégicos e também históricos, consolidando parcerias auspiciosas. Considero como ápice o tratado com o porto alfandegário de Xiong’an, que permitiu a criação de um escritório goiano na zona portuária chinesa.

Compartilhando espaço com o Grupo Porto Seco de Anápolis, este gabinete se tornará um centro logístico internacional, atraindo novos negócios, investimentos e facilitando o comércio exterior como um todo. É válido ainda ressaltar que o sucesso de um goiano à frente de uma empresa chinesa como a BYD facilita as negociações ao ponto do projeto ser totalmente custeado pelos anfitriões. Mas esse é apenas um dos resultados concretos advindos da missão à China. Voltamos com muito mais novidades na bagagem.

É também destaque o acordo firmado com a Universidade de Hebei, que tornará Goiás o principal polo da medicina tradicional chinesa em toda a América Latina. Os ensinamentos milenares serão difundidos a partir de uma colaboração com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Instituto Confúcio e da produção de fármacos baseados na medicina oriental pelas indústrias farmoquímicas de Anápolis.

Outro avanço significativo no setor foi o acordo com a Zhonghong, a maior indústria chinesa de material cirúrgico. A empresa, que produz 10 milhões de luvas por dia, além de seringas e cateteres, escolheu Goiás para estabelecer suas operações no Brasil. A utilização do Porto Seco de Anápolis para a distribuição dos produtos da Zhonghong não apenas fortalece nosso setor industrial, mas também demonstra a confiança que players internacionais proeminentes depositam em Goiás.

Já na área da mineração, firmamos um protocolo com a Associação Sino-Brasileira de Mineração (ASBM) para a realização de um levantamento geofísico detalhado do território, dentro do Plano Estadual de Recursos Minerais (Perm). Esta resolução garante o fortalecimento do setor, promovendo a evolução sustentável com o uso de tecnologias avançadas.

No caminho certo, Goiás segue rumo a um desenvolvimento sem precedentes. Nossa parceria com a China, uma potência global, representa um símbolo de amizade, cooperação e, acima de tudo, de um futuro repleto de boa fortuna para todos os goianos.

Joel de Sant’Anna Braga Filho

Joel de Sant’Anna Braga Filho é secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás