O poder público deve sempre estar atento às demandas da sociedade acompanhando as transformações sociais que influenciam no dia a dia das pessoas. Na oferta de serviços, essa necessidade é ainda maior, porque está diretamente relacionada aos direitos que os cidadãos têm quando o assunto é o Estado. Nesse sentido, hoje, olhar para a tecnologia e para as suas possibilidades é imprescindível, até pela essencialidade que ela vem assumindo no contexto atual. Lançamos, recentemente, o programa Expresso, de oferta de serviços digitais, a partir dessa compreensão.
A plataforma faz parte do percurso que temos trilhado para digitalizar os atendimentos que oferecemos, promovendo fácil acesso e agilidade aos usuários. As inovações chegam acompanhadas de economia, tanto para o cidadão quanto para os cofres públicos. De acordo com pesquisa recente do Ministério da Economia, o serviço on-line custa ao Estado 95% menos, em média R$ 0,40 por usuário. O mesmo procedimento realizado no formato presencial, em unidades do Vapt Vupt, por exemplo, alcança valor de R$ 6,00 por interação. Para os que utilizam os atendimentos, garante-se a economia de tempo e a dispensabilidade de gastos com o deslocamento.
A transformação dos serviços públicos é um compromisso que assumimos desde 2019 à frente da Secretaria de Estado da Administração (Sead). Conquistamos para Goiás, dessa forma, o protagonismo entre os Estados brasileiros que mais investem no formato digital para a oferta de serviços. O Expresso amplia consideravelmente os formatos de acesso das pessoas aos atendimentos estaduais, com disponibilização de um portal único, aplicativo de celular e totens de autoatendimento, que serão inicialmente instalados em Goiânia e Aparecida de Goiânia e, em breve, distribuídos em outras regiões do Estado.
Contudo, acompanhar a tecnologia não quer dizer esquecer-se daqueles que não têm o acesso facilitado à internet ou a instrução e habilidade para utilizá-la. A universalização também é prioridade. O Balcão Expresso é a garantia de que o benefício também chegue ao cidadão mais remoto. Garantimos por meio dele a formação de servidores municipais para intermediar o acesso daqueles que sentem dificuldade no on-line ou preferem o contato presencial. Assim, respeitamos as especificidades e garantimos que todos tenham seus direitos devidamente exercidos quando buscarem pelo Estado.
Goiás não está mais parado no tempo. Encontramos um programa de atendimento arcaico, sem qualquer tipo de interação tecnológica com os usuários até 2018. Por isso, apresentar e entregar o Expresso à população goiana neste momento é uma satisfação e agrega ao nosso trabalho a certeza da permanência do diálogo com a necessidade do cidadão, que, já há algum tempo, vinha demandando o setor público pela digitalização dos serviços, algo ainda mais enfático no contexto de pandemia que vivemos atualmente.
Temos colhido muitos resultados positivos porque em nenhum momento nos furtamos de oferecer os serviços públicos de maneira mais humanizada, buscando em cada detalhe proporcionar o atendimento que os goianos merecem e ao qual têm direito. Com ações constantes de melhorias do programa Vapt Vupt e o lançamento do Expresso comprovamos, mais uma vez, que a nossa preocupação é levar os serviços públicos até a ponta, alcançando os mais de 7 milhões de cidadãos que residem no nosso Estado.