Tecnoshow: palco do agro goiano

A Tecnoshow Comigo, uma das principais feiras do agronegócio do País, completou 20 anos em 2023. Desde a primeira edição, a Emater é parceira do evento, marcando presença com estande próprio, palestras e atendimento técnico voltado especialmente ao agricultor familiar. Nesta edição, realizada de 27 a 31 de março, não foi diferente. Recebemos centenas de pessoas em nosso estande, interessadas em conhecer de perto as novidades que a Agência Goiana disponibiliza em todo o estado de Goiás.

A feira é uma oportunidade de a Emater ampliar a interlocução com seu público-alvo, apresentando soluções que fazem a diferença na produção e produtividade no campo. Como referência em assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária, levamos uma equipe técnica preparada e capacitada para receber as demandas e demonstrar soluções voltadas para cada necessidade, considerando a diversidade e as condições territoriais do Estado de Goiás.

Nesta edição, foram realizadas demonstrações de hortas verticais, arroz, milho, fruticultura e, é claro, o famoso pequi sem espinhos. Além disso, convidamos produtores familiares das regiões sul e sudoeste do estado para exporem e comercializarem seus produtos, elaborados com o auxílio dos técnicos locais, que orientam não só sobre boas práticas de produção e processamento, como precificação e comercialização, por exemplo.

Nos auditórios, promovemos palestras técnicas variadas durante todos os dias de feira. Produtores, estudantes e demais visitantes puderam aprender e interagir, tirando dúvidas a respeito de todas as abordagens apresentadas.

Após uma semana intensa de ações, saímos com o sentimento de dever cumprido. Para além da feira, colocamos a Emater à disposição para atendimento em todos os municípios goianos. A agricultura familiar é a grande responsável pela segurança alimentar não só do Estado de Goiás, como de todo o Brasil, e a Emater se orgulha em apoiar esse segmento.

Pedro Leonardo Rezende – presidente da Emater

Pedro Leonardo de Paula Rezende Graduado em Zootecnia, com especialização em Produção de ruminantes e mestrado e doutorado em Ciência animal, trabalhou com pesquisa, ensino e extensão abordando produção de ruminantes. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em melhoramento genético, forragicultura, nutrição e características da carcaça e da carne de bovinos de corte. Atualmente, é presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).