Um Dia das Mães para celebrar

Neste domingo, 8 de maio, comemoramos o Dia das Mães. Sem dúvidas, a maior alegria da minha vida é ser mãe das minhas duas filhas, Maria e Marcela. Com elas, eu aprendi sobre dedicação, responsabilidade e, acima de tudo, sobre o que é um amor incondicional.

Ninguém entende melhor uma mãe do que outra mãe. E foi justamente este amor à maternidade que fez com que o governador Ronaldo Caiado e eu ficássemos de braços cruzados em relação às mães de Goiás.

Todas as mães devem ter o direito de cuidar de seus filhos e garantir a eles toda proteção e cuidado, todo carinho e respeito, todas as oportunidades de crescerem e se desenvolverem.

Saber que milhares de mulheres passam privações severas para cuidar de seus filhos fez o Governo de Goiás se mobilizar e colocar para funcionar um programa focado na figura da mãe. Mas esse programa não foi colocado em prática por vontade individual ou “achismo”. Fizemos muitos estudos e avaliações e, claro, foi necessário reconhecer que a mãe é a figura central na criação e proteção dos filhos.

Foi a informação e a convicção de que devemos proteger a maternidade, conforme preconiza a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que garantiu que o programa Mães de Goiás se tornasse uma realidade para 100 mil mães nos 246 municípios goianos.

São mães em situação de extrema vulnerabilidade com filhos de 0 a 6 anos que agora têm uma renda de R$ 250 por mês para comprar alimento e remédios para seus filhos. Ajudando as mães, garantimos a proteção para as crianças que estão na fase da primeira infância, crucial para o pleno desenvolvimento cognitivo e que ainda não frequentam a escola.

Todas as mães beneficiadas pelo programa foram identificadas por meio do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e acessaram esse programa como um direito social. Isso significa um investimento mensal de R$ 25 milhões em todo o Estado, garantindo comida na mesa das famílias e movimentando a economia de pequenos comércios em todas as cidades goianas.

Chegar a esse Dia das Mães de 2022 sabendo que toda a meta foi cumprida e que cada uma dessas mães hoje tem o direito assegurado de cuidar de seus filhos, com certeza, é o meu maior presente.


Gracinha Carvalho Caiado

Primeira-dama do Estado de Goiás, presidente de honra da OVG e presidente do Grupo Técnico Social de Goiás.