Alunos das Escolas Cívico-Militares em Goiás começam a receber kits de uniformes

Estudantes de 7 escolas Cívico-Militares da rede pública estadual irão receber um kit de uniforme. Investimentos ultrapassam R$ 2,8 milhões

Uma cerimônia no município de Santo Antônio do Descoberto, marcou o início da distribuição de uniformes escolares aos alunos matriculados nas Escolas Cívico-Militares (ECIMs) do Estado. A ação representa um investimento de R$ 2.823.470,00 do Governo de Goiás.

Criadas em 2019 pelo governo federal, as ECIMs têm o apoio dos militares aliando, no processo de ensino-aprendizagem de escolas públicas brasileiras, as áreas educacional, didático pedagógica e administrativa. A implementação dessas unidades é feita pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, com a participação dos estados, municípios e Distrito Federal. 

Goiás, atualmente, tem seis Escolas Cívico-Militares, localizadas nos municípios de Águas Lindas de Goiás, Valparaíso, Luziânia, Planaltina, Padre Bernardo e Santo Antônio do Descoberto. Uma sétima unidade será inaugurada no município de Cidade Ocidental neste ano. Todas elas receberão, a partir deste mês, os kits de uniformes escolares. 

Cada kit é composto por seis itens, sendo duas camisas, duas calças ou saias, uma jaqueta e um sapato para uso individual do aluno. A intenção é que o uso do uniforme contribua para a equidade no ambiente escolar. 

“(Esse uniforme) É importante demais porque, além de ser bonito, ele valoriza e identifica o aluno. Então, não tem aquele processo de discriminação ou bullying. Todos são iguais na escola”, explica o superintendente de Segurança Escolar e Colégio Militar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Coronel Mauro Vilela, reforçando o objetivo da ação.

Primeira entrega

Os primeiros a receber os itens foram os alunos da Escola Cívico-Militar José Elias de Azevedo, que atende 911 alunos dos ensinos Fundamental e Médio.  O gestor da unidade escolar, Tenente-Coronel Altamiro José Firmino, conta que a adesão dos uniformes em modelo semelhante à farda militar era uma demanda dos próprios pais e estudantes da unidade. 

“Graças a Deus temos um governador sensível à vulnerabilidade dos nossos alunos, principalmente os daqui da cidade de Santo Antônio do Descoberto. Por isso, se faz necessário esse uniforme, que tamanha relevância tem para eles”, inicia o comandante. “Isso os diferencia, dá orgulho e eu acredito que uniformizados eles se destacam. Se sentem respeitados e, é claro, enchem de orgulho toda a nossa comunidade escolar”. 

Para a dona Maria Helena Ferreira dos Santos, mãe do estudante Marcos Vinicius Ferreira Alves, da 2ª série do Ensino Médio, os novos uniformes representam a realização de um sonho. “É muito bom e lindo! Nunca, na minha vida, eu esperei ver meu filho nesse uniforme. É muito emocionante ver meu filho ali”, celebrou.

Região de vulnerabilidade

Durante a cerimônia que oficializou o início da entrega dos uniformes, o governador Ronaldo Caiado relembrou o processo de implantação das ECIMs no estado de Goiás. 

Segundo ele, quando o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) foi lançado, a previsão era de que apenas duas unidades cívico-militares fossem instaladas em Goiás. No entanto, por iniciativa do Estado e com o apoio do governo federal, outras cinco escolas foram criadas.

“É o único estado no país que tem sete escolas cívico-militares. Além do mais, nós sabíamos da necessidade de colocar essas escolas na região mais vulnerável em Goiás, no entorno de Brasília”, destacou o governador, elencando o motivo da escolha da instalação das unidades na região do entorno. 

Para o coordenador regional da Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) da Região Centro-Oeste, coronel Júlio César de Andrade Rocha, a iniciativa, aliada à entrega dos novos uniformes, demonstra o compromisso do Governo de Goiás em garantir melhores oportunidades de Educação para os goianos. 

“Eu acredito que hoje seja um marco para essa comunidade aqui representada”, iniciou o coordenador regional. “São modelos de gestão que se complementam, que visam dar a vocês, como objetivo principal, uma Educação de qualidade e que visa o futuro promissor de vocês. A oportunidade de aprender em um ambiente desse, uma escola grandiosa e com todas as possibilidades de ensino de excelência, leva vocês a se igualarem às melhores escolas que nós temos no nosso país”, afirmou o coronel.