Alunos do Cora Coralina criam horta com tecnologia sustentável

Iniciativa une inovação, educação ambiental e participação estudantil em projeto apoiado pela Seduc (Foto: Seduc)

Estudantes do Colégio Estadual Cora Coralina, da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Águas Lindas de Goiás, unidade do Governo de Goiás, desenvolvem projeto Horta Automatizada, com o uso de tecnologia sustentável. A ação reúne 20 alunos, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

O projeto foi apresentado à secretária de Estado da Educação, professora Fátima Gavioli, que assumiu o compromisso de apoiar o desenvolvimento do trabalho.

A iniciativa alia tecnologia, sustentabilidade para o cultivo de hortaliças de forma prática e educativa. A proposta é promover aprendizado interdisciplinar e consciência ambiental.

Horta com tecnologia sustentável

Idealizado pelos professores Maria Eduarda, Maria Luiza, Thomas e Rafaela, com o apoio das profissionais Verônica Missel e Elizângela, e da diretora Dione Rouzares, o projeto contou com a parceria da Emater, que auxiliou os participantes nas etapas de plantio, manejo do solo e orientação sobre alimentação saudável.

De baixo custo e com componentes acessíveis, o projeto demonstra como o uso inteligente da tecnologia pode gerar soluções sustentáveis dentro do ambiente escolar.

Além disso, fortalece o protagonismo estudantil e estimula a integração entre as áreas de Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente.

O destaque da iniciativa está na dimensão tecnológica. Utilizando Arduino e sensores de umidade do solo, o sistema criado pelos alunos é capaz de monitorar automaticamente as condições da terra.

Quando o solo apresenta baixos níveis de umidade, uma válvula é acionada para irrigação. Em caso de chuva, o sistema identifica a umidade elevada e interrompe o processo, evitando o desperdício de água.