Alunos rede estadual comemoram aprovação em instituições de ensino superior

Eduardo Furtado comemora a aprovação em Direito na UFG (Foto: Seduc)

Centenas de alunos da rede estadual comemoram a conquista de vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema utiliza as médias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção dos aprovados.

Entre os ex-alunos selecionados está Guilherme Victor de Oliveira Martins, do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Delcides Ferreira de Morais, de Caldas Novas. O jovem foi um dos aprovados no Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Guilherme Victor conta que a aprovação é resultado da insistência dos familiares e professores para a continuidade dos estudos e da rotina que adotou quando ainda era aluno do Cepi.

“Não fiz cursinho, eu apenas seguia as aulas regulares dos professores e as atividades que eles utilizavam do portal NetEscola e o do Desafio Weekend. Também fizemos umas avaliações que vieram de fora, isso ajudou bastante a nos familiarizarmos com o bicho-papão do Enem”, relembra o estudante.

As atividades citadas por Guilherme Victor são parte do programa Goiás Bem no Enem, realizado pelo governo estadual, e do Pós-Médio, componente curricular das escolas de tempo integral de Goiás.

“O Pós-Médio foi muito interessante, pois os professores trabalhavam com aquilo que mais tinha chance de cair no Enem, eles chamam isso de descritores. No caso das linguagens foi ainda mais interessante. Quando eu entrei na escola eu não sabia quase nada de redação e foi uma batalha para melhorar o repertório”, destaca.

Goiás Bem no Enem

Criado em 2019, o programa Goiás Bem no Enem é uma das ações preparatórias para o Enem disponibilizadas aos estudantes de Ensino Médio da rede estadual de ensino. Dentro do programa são realizados aulões e ofertados materiais didáticos criados com base na matriz de referência do Exame.

Em 2022, foram realizados aulões preparatórios que abordavam os diferentes componentes curriculares. Além disso, as aulas do programa eram transmitidas aos sábados, na TV Brasil Central, e listas de exercícios eram disponibilizadas no Portal NetEscola.

Para Eduardo Moreira Furtado, ex-aluno do Colégio Estadual Jardim Europa aprovado em Direito na Universidade Federal de Goiás (UFG), os materiais do Goiás Bem no Enem auxiliaram centenas de alunos que se prepararam on-line.

“Nossa turma realizou diversas listas que vieram dessa iniciativa. Em casa, eu estudava a tarde com uso de materiais da internet, por meio de videoaulas e resolução de exercícios”, conta o estudante.

Para que a estratégia desse certo, Eduardo afirma também ter organizado uma rotina de estudos, priorizando o estudo dos componentes curriculares que contribuiriam para a conquista de uma boa média no Enem.

“Eu estudava no colégio no período da manhã, prestava atenção nas aulas e já adiantava as tarefas para focar em outros conteúdos no restante do dia. Quando chegava em casa, organizava meu espaço e estudava o dia todo matérias que elevariam minha nota, por isso priorizei matemática e redação. Aos finais de semana sempre havia tempo de lazer para manter equilíbrio mental, mas não deixava de estudar nesses dias”, relata.

Futuro

Tanto para Guilherme Victor, quanto para Eduardo Moreira, as estratégias de estudos parecem ter dado certo. Ambos, assim como as centenas de egressos da rede estadual aprovados no Sisu, se preparam para ingressar no ensino superior.

“Por mais difícil que seja a jornada, mesmo que as barreiras sejam implacáveis, o mais importante é não desistir. Pois sempre seremos recompensados pela nossa dedicação, ou seja, colheremos o fruto do esforço plantado. Pretendo dar orgulho aos meus mestres e inspirar a próxima geração a sempre buscar melhorias para o mundo”, endossa Eduardo.

Já para Guilherme Victor, cujo ingresso no ensino superior significa a necessidade de se mudar para outra cidade, a intenção é continuar se dedicando. “Espero ter uma chance de ser bem reconhecido na minha profissão. Vou dedicar o máximo para alcançar meus objetivos”, declara.