Assistência ao público feminino alcança 465 mil atendimentos

Carretas da Prevenção das Policlínicas Estaduais percorrem os municípios goianos levando exames de mamografia e citopatológicos às mulheres do interior (Fotos: SES-GO)

Em quatro anos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) realizou 465 mil atendimentos ao público feminino, entre serviços ambulatoriais, consultas ginecológicas e partos. Com unidades presentes em todas as cinco macrorregiões, a atual gestão promoveu e reforçou a regionalização da saúde oferecendo assistência às mulheres por meio da rede de policlínicas. Todas as seis Policlínicas Estaduais, nos municípios de Posse, Goianésia, Quirinópolis, São Luiz de Montes Belos, Formosa e Goiás, realizam pré-natal de alto risco, com exames de imagens e laboratoriais.

A atenção primária também foi fortalecida com parceria da SES-GO com os municípios, na qualificação das equipes e também nas contrapartidas. Desde a redução de casos da Covid-19, o Estado iniciou o projeto de reestruturação da rede materno-infantil. Integrou-se os diferentes níveis de atenção e fortalecendo a regionalização da saúde com a participação dos gestores municipais.

Os atendimentos ambulatoriais e as consultas ginecológicas beneficiaram 64.592 mulheres do interior. Nas unidades hospitalares estaduais, no período de 2019 a 2023, foram realizados 8.498 partos césareos e normais.

Parturientes

O Hospital Estadual de Luziânia (HEL), que inaugurou o centro obstétrico no ano passado, para atender parturientes da cidade e região, registrou a marca de 582 nascimentos. A rede também é referência em partos de alto risco, em unidades como o Hospital Estadual do Centro Norte (HCN), em Uruaçu.

Neste mês março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, destaca-se também o trabalho do Governo de Goiás na prevenção aos casos de câncer que mais matam mulheres.

De 2019 a 2022, foram realizadas 333.182 mamografias. Com a instalação das policlínicas, o Governo de Goiás levou exames de mamografia e citopatológicos às mulheres goianas por meio das Carretas da Prevenção.

Atendimento Primário

A superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde (Spais) da SES-GO, Paula dos Santos Pereira, destaca também a importância das ações no atendimento primário nas unidades básicas de saúde.

Hospital Estadual de Luziânia (HEL) realizou 582 nascimentos de bebês do município e Entorno do Distrito Federal, após inauguração do centro obstétrico, em 2022 (Fotos: SES-GO)

“O Estado atua de forma colaborativa com os 246 municípios. Promove cursos de atualização para as equipes da atenção primária, o que proporciona qualificação e padronização do atendimento. Nas unidades primárias, além de receber orientação para a prevenção de agravos, as mulheres têm acesso a atendimentos básicos relacionados ao pré-natal, hanseníase, Covid-19, viroses, dengue, tuberculose e diabetes, entre tantos outros”.

Outro serviço colocado à disposição das mulheres goianas é a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), usado como método contraceptivo e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 1984, com a implantação do Programa de Atenção à Saúde da Mulher (PAISM). Em Goiás, desde 2019, foram realizadas 58.238 inserções em mulheres em todo o Estado.