Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEG é implementada

A BDTD da UEG está integrada à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, a BDTD nacional. (Foto: UEG)

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Goiás (BDTD|UEG) é uma plataforma que permite a publicação e a difusão das teses e dissertações produzidas no âmbito dos programas de pós-graduação da UEG, dando maior visibilidade à produção científica da Universidade. Foi implantada em 2019 através de uma iniciativa conjunta entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP|UEG), a Biblioteca do Câmpus Central – Sede: Anápolis, o Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais (Sibre|UEG) e a Gerência de Tecnologia da Informação da UEG.

Em 2021 iniciou-se o processo de implementação da BDTD|UEG em outras bibliotecas de unidades universitárias com programas de pós-graduação, o que proporcionará a preservação e a visibilidade nacional e internacional de toda a produção de teses e dissertações da Instituição de forma gratuita.

A BDTD|UEG utiliza o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações (Tede 2), software desenvolvido e mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) para facilitar a implantação de bibliotecas digitais de teses e dissertações nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

O IBICT também desenvolveu e coordena a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra as BDTDs  existentes nas instituições do País em um único portal de busca. Através da BDTD mantida pelo IBICT é possível buscar, localizar e fazer o download das teses e dissertações defendidas em todas as instituições participantes que integrem essa plataforma sem a cobrança de quaisquer custos.

A BDTD contribui para o aumento de conteúdos de teses e dissertações brasileiras na Internet, o que representa a maior visibilidade da produção científica nacional e a difusão de informações de interesse científico e tecnológico para a sociedade em geral. Além disso, a BDTD também proporciona maior visibilidade e governança do investimento realizado em programas de pós-graduação.

A BDTD|UEG está integrada à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, a BDTD nacional. Periodicamente a BDTD nacional coleta os metadados da BDTD|UEG e realiza sua integração à base de dados nacional, proporcionando acesso às teses e dissertações publicadas na UEG, dando visibilidade nacional e internacional à produção científica da Universidade.

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEG pode ser acessada neste link

A BDTD brasileira pode ser acessada neste site