Brasil Central em festa com o aniversário das rádios

RBC AM começou as transmissões em 1950, com a missão de defender a bandeira da mudança da capital federal para o Planalto Central (Foto: Divulgação)

Este domingo, 3 de março, é especial para a Agência Brasil Central (ABC), complexo de comunicação do Governo de Goiás. A Rádio Brasil Central AM, emissora-mãe da Agência, comemora 74 anos no ar. Começou suas transmissões em 1950, com a missão de defender a bandeira da mudança da capital federal para o Planalto Central.

Desde então, é uma voz em defesa do progresso de Goiás e da divulgação das potencialidades do Estado, além de prestar serviços ao cidadão. Já em 1973, a RBC FM começava sua transmissão, com a proposta de disseminar a cultura e a arte goianas.

Brasil Central

Atualmente, as duas emissoras de rádio compartilham, em alguns horários, a mesma plataforma da TV Brasil Central, por meio da transmissão de programas simultaneamente, como o informativo matinal O Mundo em sua Casa, a partir das 7h30; e o Jornal Brasil Central, às 11 horas, ambos exibidos de segunda a sexta-feira. 

“O povo goiano, e também os ouvintes de outras partes do país e do mundo, têm o prazer de receber por meio das ondas do rádio e a partir de Goiânia, uma programação de qualidade, com boa música, informação atualizada e debate sobre os temas mais polêmicos do momento. A Brasil Central se orgulha de suas emissoras de rádio AM e FM e dos bravos profissionais que fazem sua excelente programação”, destaca o presidente da Agência Brasil Central (ABC), Reginaldo Júnior.

Ele também afirmou que a nova idade das rádios vai vir com novidades. “Para os aniversários das rádios este ano, vamos trazer de volta para a AM a essência dela, de participação ativa de artistas, músicos e claro do público, visto que o estúdio voltou a ser no formato de auditório. Já para os 51 anos da RBC FM vamos investir pesado na reformulação da nossa grade com novos programas e produções.”

Rádio Brasil Central AM

Fundada com o nome de Rádio Jornal Brasil Central pelo governador de Goiás Jerônymo Coimbra Bueno, a emissora foi ao ar pela primeira vez no dia 3 de março de 1950. Sua missão era ser a voz dos goianos em favor da transferência da capital federal, do Rio de Janeiro para o Planalto Central. Em 1962, foi adquirida pelo Governo de Goiás e passou a integrar o Consórcio de Radiodifusão e Notícias do Estado (Cerne), já com o nome de Rádio Brasil Central.

Ao longo das últimas décadas, a Rádio Brasil Central AM tem testemunhado os principais fatos ocorridos em Goiás e no Brasil, como a inauguração de Brasília, o movimento Diretas Já, o acidente radiológico com o Césio-137, a redemocratização do País, a pandemia de Covid-19 e a retomada da economia goiana após a doença que parou o mundo.

E tornou-se o principal canal de comunicação para muitas comunidades no Centro-Oeste, Norte e Nordeste brasileiros, muitas delas em locais distantes. Alguns programas, como o Brasil Sertanejo, comandados pelo radialista Jason Abrão (confira o depoimento dele abaixo), exibido nas madrugadas de segunda a sexta-feira, e Goiás Caboclo, no início das manhãs de domingo, têm sido sucesso de audiência por anos a fio, só para citar alguns exemplos.

“São 74 anos de AM, a Rádio que deu início à Agência Brasil Central, aos veículos de comunicação da Brasil Central, e ainda tem todo o glamour e todo o carinho dos ouvintes. Prova disso são as milhares de mensagens que a gente recebe por mês”, ressalta a gerente das Rádios, Danuza Azevedo.

Segundo ela, neste aniversário de 74 anos da AM, a emissora volta a operar no estúdio auditório, de onde era transmitida antigamente. “É um estúdio amplo, bonito, todo no vidro, aberto, para quem está passando do lado de fora conseguir ver também o pessoal de dentro, e que vai proporcionar mais participações aos nossos programas”, acrescentou.

RBC FM

Exatamente treze anos depois da fundação da Rádio Brasil Central AM, entrou no ar a RBC FM, com programação musical de qualidade e mais espaço para os artistas goianos. Este ano a emissora comemora 51 anos no ar.

“A rádio FM segue com o objetivo de levar música de qualidade aos nossos ouvintes, levar informação, jornalismo sério também, de hora em hora, com os nossos informes, com os nossos jornais. E, claro, dando sempre espaço à cultura e à música goianas. A nossa emissora FM é a rádio que mais toca música goiana aqui em Goiás. E tudo isso é motivo de orgulho para nós, porque a RBC FM e a Rádio Brasil Central AM 1270 são rádios que pertencem ao povo goiano”, completou a gerente Danuza Azevedo. 

Eles fazem o sucesso das rádios Brasil Central AM e FM

Cida Melo – programadora musical

“Entrei na Rádio Brasil Central por meio de concurso público, em 2010. Desde então faço a programação musical da emissora AM. Em 2020 fui coordenadora da programação, em um ano em que tivemos de trabalhar em casa por causa da pandemia, mas me desdobrei em resolver os problemas práticos. Gosto de trabalhar aqui, faço com muita atenção e cuidado, buscando corrigir possíveis defeitos que possam surgir nos arquivos musicais, principalmente os mais antigos. Para elaborar a programação musical, eu me inspiro nas datas comemorativas e nos aniversários dos artistas, faço de acordo com essas informações.”

Fernando Cozac – programador musical

“Comecei a trabalhar aqui pela primeira vez em 1970 como operador e fiquei até 1975. Voltei em 1981 e não saí mais. Passei por todos os departamentos da Rádio, fui chefe dos operadores, chefe de produção, chefe de programação, gerente, gerente da Rádio AM e gerente geral. Conheço as rádios AM e FM como a palma de minha mão, mais do que conheço a minha casa. Destaco o grande papel desempenhado pela Rádio Brasil Central, a partir de 1950, na divulgação do Estado de Goiás e na construção de Brasília. Desde então, a emissora divulga Goiás, a cultura goiana e presta serviço à população.”

Graça Montini – redatora de notícias

“Trabalho na RBC FM desde 1980. Fui assistente de produção e depois passei a atuar no jornalismo, como redatora. Chego aqui todos os dias bem cedo, em torno das 5h20 da manhã, para redigir as notícias do Informe Brasil Central, veiculadas de hora em hora durante a programação da emissora FM, mas que também sai na AM. Meu caso de amor com a RBC FM foi construído no dia a dia, aqui foi uma escola para mim, aprendi tudo aqui, a conviver com os colegas, a viver a notícias, a ser uma comunicadora. O dia 3 de março é uma data especial, pois comemoramos os aniversários dessas duas grandes emissoras: Rádio Brasil Central AM e RBC FM.”

Jair Cardoso – comentarista esportivo

“As rádios Brasil Central AM e FM se confundem com a minha vida, pois passei mais da metade da minha vida aqui. Aliás, ainda estou passando, porque trabalho aqui. Cheguei nas rádios em 1974. Trabalhei até 1979, saí e depois voltei em 1988. Cheguei como office boy, na verdade, do Jayro Rodrigues (ex-presidente do então Cerne). Depois, fui para o radiojornalismo, fui para o Esporte, saí, retornei novamente para as rádios. Também fui supervisor, diretor e chefe de jornalismo. Passei por várias funções: repórter, apresentador de esporte, repórter de esporte e comentarista. Agora estou na TV Brasil Central, fazendo comentários esportivos. As rádios fazem parte da minha vida. Eu vivi tudo isso aí, a grandiosidade da Rádio Brasil Central, de transmissão de Copa do Mundo, de transmissão de Campeonato Mundial de Basquete no México, de grandes reportagens, de grandes locutores, de grandes programas. As rádios fazem parte da história de Goiás. Para mim, é um grande prazer fazer parte da família da Agência Brasil Central (ABC).”

Jason Abrão – locutor

“No aniversário da Rádio Brasil Central AM, quero agradecer a chance de aprender por tantos e tantos anos. Cheguei aqui nas comemorações de 27 anos da rádio, e eu, um pouquinho mais velho. Comecei no Departamento de Radiojornalismo, onde fiquei por mais de dez anos, mas sempre fazendo paralelamente (o programa) Goiás Caboclo, nos domingos de manhã. E lá se vão 47 anos. De tudo que aqui vivi e vivenciei, um fato marcou minha vida e a dos meus colegas foi o incêndio que consumiu as instalações da rádio e os nossos arquivos de sonhos e fantasias. Passei mais tempo na Brasil Central do que com minha família. Espero que a Brasil Central siga por mais e mais anos de vida, alegrando, instruindo seus milhares de seguidores por todo o Brasil e pelo mundo também. Se Deus me desse uma nova vida, eu começaria tudo de novo, porque o rádio para mim nunca foi uma profissão, o rádio para mim é paixão.”

José Calazans – redator esportivo

“Entrei na Rádio Brasil Central em 1986, há 38 anos. Embora tenha trabalhado em outras emissoras, aqui foi minha casa, meu primeiro emprego com carteira assinada e creio que será o último. Aqui fiz plantão esportivo, fui narrador, apresentador, produtor, redator, no Jornalismo e no Esporte. Fui diretor do Radiojornalismo e, ao mesmo tempo, coordenador, junto com Evandro Gomes, do famoso Escrete de Ouro. A equipe esportiva da Rádio Brasil Central foi destaque no Torneio de Toulon, na França, em maio de 1990, e depois na Copa do Mundo da Itália, no mesmo ano. Junto com Antônio Porto, fui coordenador do Escrete de Ouro, no estúdio de Roma, na cobertura deste campeonato. Meu caso de amor com a Rádio Brasil Central é meu histórico. Como e durmo a Rádio Brasil Central.”

Roberto Cândido – locutor

“Entrei na RBC FM em 1984 fazendo programação musical noturna. Depois, trabalhei no programa Brasil Central Atende, da Rádio Brasil AM, ao lado de Milton Néri. Em seguida, fui para a reportagem do radiojornalismo e cheguei a atuar como setorista no Palácio das Esmeraldas, reportando as notícias do governador. Fui locutor dos programas da rádio FM em todos os horários. Hoje apresento os programas Noturna (18h20 às 21h), Som da Gente (das 22 à meia-noite, com músicas dos artistas goianos) e Seresta (aos domingos, na AM, das 22 à meia-noite), junto com o Informe Brasil Central, no período matutino, cujas notícias são veiculadas de hora em hora. As Rádios Brasil Central (AM e FM) são a minha segunda casa, é onde passo a maior parte da minha vida e onde construí minha carreira profissional.”