Centro de Excelência do Esporte completa sete anos com ampliação de atividades
Inaugurado em 8 de agosto de 2016, Centro de Excelência do Esporte completa sete anos de existência. O complexo, localizado na Região Central de Goiânia, reúne vários espaços esportivos, como o Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, o Ginásio Rio Vermelho, o prédio que hoje recebe atividades da Eseffego (Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás), quadras poliesportivas e parque aquático, que servem à sociedade de maneira geral.
Nos últimos anos, o Centro de Excelência ganhou ainda mais protagonismo em suas diversas frentes. No que se refere ao atendimento direto à população, o local atende o público de todas as idades, com turmas de iniciação esportiva, práticas saudáveis e paradesporto.
Atualmente, o Centro de Excelência do Esporte, oferece 18 modalidades à comunidade, atendendo mais de 1,3 mil pessoas, desde a iniciação esportiva até o treinamento de atletas de alto rendimento.
Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues destaca a importância do Centro de Excelência para a sociedade, e a variedade de atividades desenvolvidas no local.
“Nós temos no Centro de Excelência estruturas esportivas e um espaço grande a ser utilizado. Mas de nada adianta isso se não tivermos o olhar focado no ser humano. É essa a determinação do governador Ronaldo Caiado, de desenvolver nossas políticas públicas do esporte com o foco no atendimento às pessoas”, ressaltou o titular da pasta.
O espaço de maior utilização dentro do Centro de Excelência são as quadras poliesportivas, localizadas no quarto andar. No local, são desenvolvidas aulas de várias modalidades da iniciação esportiva, como basquete, vôlei e futsal, e do paradesporto, como vôlei sentado e parabadminton.
As piscinas menores do Parque Aquático também são utilizadas pelos dois projetos, com aulas de natação e hidroginástica, atendendo o público infantil e adulto. Outra iniciativa que tem atuação destacada dentro do Centro de Excelência é o Viva Mais Goiás, que oferece atividades de práticas saudáveis voltadas para o público adulto, com o foco principal no trabalho com a terceira idade.
Em uma sala destinada para essas atividades, são desenvolvidas turmas de yoga, pilates e dança. A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) também desenvolve atividades na pista de atletismo do Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, que recebe aulas do paradesporto, além de ser local de treinamento e preparação para competições de atletas de alto rendimento do Estado.
As atividades são gratuitas e abertas à população. Boa parte das modalidades estão com turmas cheias, mas ainda há vagas para alguns esportes. As inscrições são realizadas diretamente no local, com entrada pela Avenida Oeste, no Setor Aeroporto. Para a matrícula, é necessário levar documentos pessoais com foto do aluno e do responsável (no caso de menores de idade) e comprovante de endereço.
Olímpico e Rio Vermelho
Palcos de páginas importantes da história do esporte goiano, o Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira e o Ginásio Rio Vermelho receberam grandes eventos nos últimos anos.
Estádio mais tradicional de Goiânia, o Olímpico foi protagonista em nível internacional, sendo uma das sedes da Copa do Mundo Sub-17, em 2019, e da Copa América, em 2021, quando foi considerado por vários treinadores e jogadores o melhor gramado da competição. O estádio também foi palco de jogos da Copa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro e Campeonato Goiano.
O Ginásio Rio Vermelho teve vários pontos estruturais e de segurança adequados, como guarda-corpos, corrimãos, rotas de fuga e sistema de alarme de combate a incêndio. Nos últimos anos, a praça esportiva recebeu vários eventos nacionais, como os Campeonatos Brasileiros de Basquete, Karatê e Ginástica de Trampolim, e a Superliga C de Vôlei Masculino.