Crer celebra pioneirismo em implante coclear e alcança a marca de 206 cirurgias realizadas

Ana Heloisa, seis anos, é uma das implantadas que realizam tratamento de reabilitação auditiva no Crer (Foto: Rafaela Bernardes/Agir)

Na data em que é celebrado o Dia Internacional do Implante Coclear, 25 de fevereiro, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) comemora o pioneirismo e o diferencial em ser o primeiro, e único até então, hospital de Goiás a realizar a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Implantado na unidade do Governo de Goiás em junho de 2012, o serviço de implante coclear já realizou 206 cirurgias, além do atendimento (acompanhamento e terapia) de pacientes que realizaram o procedimento em outros centros SUS pelo Brasil. Atualmente, 235 pacientes estão em tratamento na instituição.

A pequena Ana Heloisa Angelina Carvalho, de 6 anos, foi diagnosticada com deficiência auditiva bilateral aos 2 anos de idade. Em tratamento no Crer desde 2019, a paciente é uma das implantadas que realizam tratamento de reabilitação auditiva no hospital.

“Depois da cirurgia de implante coclear, minha filha ficou muito mais ativa, se comunicando melhor e descobrindo o mundo dos sons. Para a nossa família, essa cirurgia representa a realização de um sonho”, ressalta Lorrainy Angelina da Costa Carvalho, mãe da paciente.

Para Jessica Lorrane Prego Silva, também implantada no Crer, a cirurgia representou sua independência. “Minha perda auditiva é desde criança, e, por isso, sempre tive dificuldade em fazer minhas coisas sozinha. Com o implante coclear, consigo me comunicar e ser independente.”

Considerado um procedimento de alto custo, o implante coclear é recomendado para pacientes com perda auditiva profunda bilateral, condição para a qual os aparelhos auditivos convencionais já não são indicados. Além da cirurgia, o Crer garante o acompanhamento médico e terapêutico para o paciente à espera da cirurgia ou no tratamento pós-cirúrgico.

Equipe interdisciplinar

Os atendimentos são realizados de forma individualizada, por uma equipe interdisciplinar composta por médicos otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, musicoterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.

“O atendimento do Crer, para a pessoa com deficiência auditiva, compreende desde o atendimento médico, diagnóstico, exames audiológicos e complementares, indicação e seleção de aparelhos auditivos, implante coclear, prótese auditiva ancorada ao osso, concessão de dispositivos e reabilitação auditiva”, explica a gerente de Reabilitação Auditiva e Intelectual do Crer, Thaís Nasser.

Em celebração à data, o Crer homenageou os pacientes em tratamento de implante coclear no hospital. Um Kit Higienização foi entregue durante toda a semana de atendimentos no hospital. A ação foi conduzida pela residência de fonoaudiologia do hospital.

“Como forma de homenagear os mais de 230 pacientes atendidos no hospital nesses quase dez anos de existência do serviço. Optamos por presentear os pacientes com um Kit Higienização, composto por álcool isopropílico, uma escova de dentes e uma toalha para facilitar a higienização do processador de fala e seus acessórios.

A desistência do uso do implante coclear muitas vezes é decorrente da falta de limpeza correta, danificando os componentes, necessitando assim de recorrentes manutenções. Esperamos que esse kit venha contribuir para diminuição dessas manutenções e, consequentemente, promover o uso efetivo e eficaz do implante coclear”, explicou o tutor da residência de fonoaudiologia do Programa de Residência Multiprofissional do Crer, Karlos Thiago Pinheiro dos Santos.