Crer promove reabilitação física e inclusão social com basquete em cadeira de rodas

Pacientes do Crer disputam partida de basquete sobre cadeiras de rodas, oferecida três vezes por semana (Foto: Agir)

O início dos Jogos Paralímpicos de Tóquio evidencia a discussão a respeito da contribuição do esporte na inclusão e reinserção social da pessoa com deficiência. Importante ferramenta no tratamento de reabilitação dos pacientes em atendimento no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), o esporte sempre esteve presente no escopo de terapias da unidade do Governo de Goiás. É o caso do basquete em cadeira de rodas, modalidade esportiva ofertada ao paciente em tratamento de reabilitação ambulatorial desde 2003.

“Para superar suas limitações, o paciente precisa estar motivado e envolvido no seu tratamento. Com a oferta do paradesporto como terapia institucional, o Crer condiciona essas pessoas à reinserção social e à maior independência funcional possível, proporcionando assim assistência em saúde e qualidade de vida ao paciente”, explica a gerente de reabilitação física e visual do hospital, Marta Kelly Nogueira de Lima.

Realizado três vezes na semana (às segundas, quartas e sextas), o basquete adaptado atende a 40 pacientes. Conduzido por um educador físico, a terapia tem duração de 45 minutos. Entre os benefícios físicos da prática do esporte, estão a melhora do condicionamento cardiorrespiratório, ganho de força de membros superiores, fortalecimento de tronco e agilidade no manejo de cadeiras.

Segundo o supervisor de reabilitação ambulatorial do Crer, João Francisco Martins, os benefícios psicossociais também são significativos. “O esporte contribui de forma muita rica através do convívio com outras pessoas com deficiência, permitindo assim a troca de experiências e melhor aceitação da condição de saúde individual. Além disso, o convívio social permite que a pessoa crie uma rotina de vida que propicie a prevenção de outros problemas de saúde e a manutenção dos ganhos funcionais alcançados na reabilitação.”

Uma queda de bicicleta durante um pedal com os amigos tirou os movimentos das pernas do Gustavo Mendes Borges, paciente do Crer há oito anos. Em reabilitação pós-lesão medular, ele é um dos pacientes/atletas do basquete em cadeira de rodas da instituição. “Pra mim, esporte é qualidade de vida. Depois que comecei a praticar o basquete aqui no Crer, isso há três anos, notei melhora considerável na minha saúde física e, principalmente, mental. A atividade física tirou um pouco o meu foco da minha deficiência e limitação. No esporte sou apenas um atleta”, ressaltou.

Festival de Esporte Adaptado
Com foco na inclusão física e social da pessoa com deficiência, o Crer realiza, desde 2015, o Festival de Esporte Adaptado (Fead). Marcado por histórias de coragem e superação, o Fead atua no trabalho de reabilitação do paciente, além de ser um agente facilitador para a integração social e familiar dos usuários do hospital.

Seis modalidades esportivas compõem o Fead: takkyu volley, bocha, basquete de cadeiras de rodas, atletismo, natação e futsal. Em decorrência da pandemia do coronavírus, o festival está suspenso desde 2020, quando seria realizada a sexta edição do evento.  

“Entendemos que o Crer tem papel importante, não apenas na reabilitação e readaptação do paciente. Vamos muito além disso. Isso porque entendemos e tratamos o paciente de forma holística. Sabemos que é preciso reinseri-lo na sociedade, e, através do esporte, temos a oportunidade de promover a inclusão social”, ressalta o diretor-geral do Crer, Válney Luís da Rocha.