Crer supera marco de 1 milhão de procedimentos em 2024

O Crer é uma unidade de saúde do Governo de Goiás, reconhecido como Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) pelo Ministério da Saúde, sendo habilitado a atuar na reabilitação das quatro deficiências: física, auditiva, visual e intelectual (Foto: Klysman Prado)

O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) encerrou 2024 com números expressivos que reforçam a importância da unidade para a saúde do estado de Goiás. Foram mais de 1 milhão de atendimentos/procedimentos ofertados até novembro do ano passado. Desde sua criação, em setembro de 2002, a unidade segue com o compromisso de ofertar assistência de qualidade ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Crer é uma unidade de saúde do Governo de Goiás, reconhecido como Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) pelo Ministério da Saúde, sendo habilitado a atuar na reabilitação das quatro deficiências: física, auditiva, visual e intelectual.

A unidade oferece à população consultas, exames, internações e cirurgias, entre outros procedimentos.

Em 2024, já foram realizados:

  •  mais de 9 mil internações hospitalares,
  • 8.091 cirurgias,
  • 175 mil atendimentos ambulatoriais,
  • 325 mil sessões de terapias especializadas,
  • 13.729 órteses e próteses dispensadas,
  • 493 mil exames clínicos e imagem, entre outros.

Para o Diretor Geral do Crer, Luiz Carlos Junio Sampaio Teles, o balanço do ano foi extremamente positivo para o hospital.

“O ano de 2024 foi marcado por avanços significativos na qualidade dos serviços prestados à sociedade e grandes conquistas, como a Certificação Internacional Qmentum. Estes resultados refletem todo comprometimento, dedicação e esforço de nossas equipes. Certo de que justos, vislumbraremos um ano de 2025 repleto de conquistas para o Crer”.

Entre as honrarias de 2024, o Crer se destacou por ser o 1º hospital de Goiás e único 100% SUS do Centro-Oeste a obter a Acreditação Canadense Qmentum Internacional, selo diamante (nível máximo de certificação).

Crer supera marco de 1 milhão de procedimentos em 2024
Unidade de saúde do Governo de Goiás é reconhecida como Centro Especializado em Reabilitação pelo Ministério da Saúde, e é habilitada a atuar na reabilitação de deficiências: física, auditiva, visual e intelectual (Foto: Crer)

A metodologia Qmentum é um modelo de avaliação internacional de serviços de saúde, reconhecido em 30 países, que garante que as organizações cumprem requisitos de governança e boas práticas assistenciais.

Pelo segundo ano consecutivo, a Unidade de Terapia Intensiva – UTI da unidade foi contemplada com o selo “UTI Top Performer”, do “Projeto UTIs Brasileiras”, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira – Amib e Epimed Solutions. Em Goiás, somente duas unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES) conseguiram a honraria.

História

Inaugurado no dia 25 de setembro de 2002, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação recebeu o nome dr. Henrique Santillo em homenagem ao médico e ex-governador de Goiás. Desde sua fundação, é gerido pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde – Agir, e foi o primeiro hospital de reabilitação do país e o primeiro hospital público do Centro-Oeste a conquistar o certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que é o nível mais alto de acreditação hospitalar no Brasil, título que mantém até hoje.

Reformas e ampliações

Ao longo de 2024 diversas melhorias foram implementadas no Crer, incluindo a reforma do centro cirúrgico, UTI, ambientes de hospitalização, ginásios de terapias, ambulatório médico, corredores de circulação, melhoria das fachadas e sinalização viária dos estacionamentos, além de ampliações e aquisições de novos equipamentos.

Crer supera marco de 1 milhão de procedimentos em 2024
O Crer foi o primeiro hospital do estado e a primeira unidade 100% SUS do Centro-Oeste a obter reconhecimento internacional por meio da Acreditação Qmentum Internacional (Foto: Crer)

Crer em números

Atendimentos/procedimentos realizados no Crer em 2024 (até novembro):

• 9.026 internações hospitalares;
• 8.091 cirurgias;
• 175.334 atendimentos ambulatoriais;
• 502 pacientes atendidos no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD);
• 325.701 sessões de terapias especializadas;
• 13.729 itens dispensados (oficina ortopédica e próteses auditivas);
• 493.498 exames clínicos e imagem;

Total: 1.026.051 de atendimentos/procedimentos.

Saiba mais

Crer alerta sobre impacto de fogos de artifício e música alta para autistas

Crer será modelo para unidade de saúde do Espírito Santo

Crer é o 1º hospital do estado a obter reconhecimento internacional