Goiás celebra Dia da Extensão Rural e do Extensionista Rural

Atualmente a Emater possui mais de 320 extensionistas atuando em todo o estado para melhorar a qualidade de vida de quem vive no campo (Foto: Emater-GO)

Há 75 anos, no dia 6 de dezembro é comemorado o Dia da Extensão Rural e do Extensionista Rural. A data foi criada para homenagear e reconhecer as ações de quem trabalha para garantir a qualidade de vida das pessoas do campo, além de promover o desenvolvimento rural sustentável. O trabalho realizado pelos extensionistas reflete diretamente na segurança alimentar do país com a oferta de alimentos com qualidade, na conservação dos recursos naturais e no fortalecimento da Agricultura Familiar.

Em Goiás, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), atua com extensão rural há mais de sessenta anos, fazendo chegar conhecimento e tecnologia ao homem do campo, além de promover a mudança na vida dessas pessoas, aumentando sua renda e tirando-as de situações de vulnerabilidade social.

Produção com eficiência e qualidade

O governador Ronaldo Caiado reconhece a importância da extensão rural para o estado, além de parabenizar os profissionais da Emater.

“Os extensionistas rurais são fundamentais para Goiás. Se hoje nós estamos levando a inclusão social para o setor rural, se estamos buscando estabelecer ações que gerem renda e qualificação às pessoas, ao homem do campo, é porque temos os nossos extensionistas atuando nesta frente”, destaca.

Atualmente, a Emater Goiás possui 327 extensionistas rurais. Neste ano, já foram realizados mais de 58 mil atendimentos, totalizando mais de 19,5 mil agricultores atendidos em todo o estado. Com este apoio técnico, o objetivo da Agência é fazer com que os produtores goianos tenham acesso às políticas públicas e sejam capazes de produzir com eficiência e qualidade, abastecendo assim, os municípios, o estado e até mesmo o país.

Desenvolvimento no campo

“Queremos atender cada vez mais produtores rurais goianos. Por isso e por determinação do governador Ronaldo Caiado, a Emater vem trabalhando para dar melhores condições aos extensionistas para que eles consigam chegar até essas pessoas, seja na localidade mais remota possível, levando novas tecnologias, novos conhecimentos e novas inovações, além de mostrar à população em geral o quanto Goiás deve à atuação destes servidores”, afirma Rafael Gouveia, presidente da Agência.

A Emater parabeniza todos os extensionistas rurais que atuam em Goiás e trabalham para melhorar a qualidade de vida do homem no campo, trazendo mais desenvolvimento a milhares de produtores e mudando a realidade social destas famílias.

Saiba mais

Emater promove curso sobre cultivo e aproveitamento de Pancs

Crédito Rural: Emater contribuiu com cerca de R$ 140 milhões na economia goiana em 2023