Especializado em doenças infecciosas, HDT comemora 46 anos

Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad comemora aniversário marcado por conquistas na saúde e reconhecimento da população goiana e do Ministério da Saúde (Foto: Marco Monteiro)

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) promoveu, na manhã desta quarta-feira (11/1), um evento em comemoração ao aniversário de 46 anos, celebrado em 10 de janeiro.

O evento destacou as conquistas da unidade de saúde, que é especializada em doenças infecciosas e tem a qualidade certificada pelos selos de qualidade 1 e 2 da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

A unidade conta com 121 leitos em operação e é referência no Estado de Goiás em atendimentos de média e alta complexidade, com prioridade para doenças infecciosas, infectocontagiosas e dermatológicas.

Com uma visão humanizada, realiza, por mês, em média de 3.870 atendimentos médicos emergenciais e ambulatoriais, 8 mil atendimentos multidisciplinares e 270 internações.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde, Sérgio Vencio, reforçou a importância do HDT para os goianos e pontuou o nível de excelência dos serviços prestados em infectologia e dermatologia sanitária.

“Temos aqui uma unidade que realiza atendimentos eletivos e de emergência em média e alta complexidade para doenças infecciosas e dermatológicas, atendendo os goianos dos 246 municípios com qualidade, nas suas mais diversas necessidades de saúde”.

Comemoração dos 46 anos do HDT (Foto: Marco Monteiro)

Conquistas e atendimentos

O HDT registra ainda o reconhecimento de conquistas, como o concurso cultural Somos Parte do SUS que Dá Certo, do Ministério da Saúde (MS), com menção honrosa da pasta na Semana Nacional de Humanização.

A unidade também foi reconhecida pelo MS por seu trabalho no documentário Humanização-SUS-HDT Humanização Contagiante, que foi divulgado em todo o País. O HDT é também o primeiro e único hospital de doenças infecciosas do Brasil com certificação ONA, Nível 1 – recebido em setembro de 2014, e nível 2, em 2018.

A diretora clínica da unidade, Camila Freire, reforçou a relevância do HDT para a saúde da população goiana.

“O HDT é hoje a mais importante unidade especializada em doenças infecciosas do Centro-Oeste. Nas últimas décadas, desenvolveu expertise para o enfrentamento de vários surtos epidêmicos de doenças graves e, atualmente, é uma das referências em casos contra a Covid-19. Celebrar os 46 anos de história é uma forma de valorizar o nome desse gigante da saúde goiana que há tanto tempo presta uma assistência qualificada, eficiente e humanizada”, disse.

Diretora executiva interina, Camila Costa falou da alegria de poder celebrar a data: “Nós, colaboradores, que dia a dia nos doamos e nos entregamos para promover uma assistência cada vez mais eficiente, estamos emocionados com a ação ocorrida aqui hoje. Nossa missão de cuidar e salvar vidas segue pujante como sempre”, pontuou a diretora interina.

História do HDT

A fundação do HDT, em 10 de janeiro de 1977, é reflexo de uma epidemia de doenças meningocócicas ocorrida em Goiás, no período de 1972 a 1976. Na época, os antigos hospitais Osvaldo Cruz e Pênfigo não dispunham de estrutura para atender a sobrecarga da demanda.

Dessa forma, surgiu a necessidade da criação de um hospital que atendesse pacientes portadores de doenças infecciosas e dermatológicas. Assim, nasceu o HDT, uma conjunção entre os dois antigos hospitais.